10 exposições imperdíveis em SP em setembro de 2025
Diferentes mostras reflexivas e divertidas para toda a família e amigos.
Fotos: Beto Assem, Levi Fanan (via site da Pinacoteca) | Lua Morales (via Marra Comunicação)
As exposições em setembro de 2025 em São Paulo estão imperdíveis! Arte, cultura e diversão para toda a família se misturam a reflexões sobre o mundo em que vivemos.
Entre os destaques, estão os últimos dias em cartaz de "Baú do Raul" no MIS, a mostra "Frans Krajcberg: reencontrar a árvore" no MASP e a "Ocupação Ailton Krenak", no Itaú Cultural.
Curtiu? Confira a seguir 10 exposições imperdíveis em SP em setembro de 2025!
Foto: Lucas Mello (via assessoria do MIS)
Baú do Raul | MIS
A megaexposição do MIS celebra Raul Seixas, o eterno “Maluco Beleza”. Com centenas de itens originais do cantor, a exposição é dividida em mais de 15 salas, com uma cenografia exclusiva que proporciona ao público uma verdadeira imersão na vida obra do Raul Seixas. A curadoria delineou a mostra a partir de 13 das mais aclamadas músicas do artista, com salas que promovem uma grande experiência sensorial aos visitantes.
até 28 de setembro
MIS [Avenida Europa, 158 - Jardim Europa]
Continua depois da publicidade
Foto: Wellington Almeida (via comunicação do Museu da Língua Portuguesa)
Fala Falar Falares | Museu da Língua Portugues
A exposição aborda a capacidade de manipular o som a partir do corpo, sob uma perspectiva mais do que especial, a do português falado no Brasil e de sua variedade. A mostra celebra a fala e os diferentes sotaques brasileiros a partir de registros audiovisuais e instalações imersivas.
Até 28 de setembro
Museu da Língua Portuguesa [Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico]
Foto: Beto Assem, Levi Fanan (via site da Pinacoteca)
Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70 | Pina Contemporânea
A maior exposição da Pinacoteca em 2025 reúne 250 obras de mais de 100 artistas, proporcionando uma visão abrangente sobre a arte do período. A mostra se divide em temas que remontam aos grandes acontecimentos do período, como o surgimento da indústria cultural, a ruptura democrática e transformações sociais de diversas ordens.
até 5 de outubro
Pinacoteca [Avenida Tiradentes, 273 - Luz]
Foto: The Walt Disney Company Brasil (via TAG Comunicação)
Mundo Pixar | Shopping Center Norte
A nova temporada da exposição conta com cinco franquias novas na experiência, incluindo Vida de Inseto, Red: Crescer é uma Fera, Coco, Elementos e Luca, sendo as duas últimas inéditas na cidade. Além disso, títulos já consagrados como Divertida Mente 2, Carros, Toy Story, Monstros S.A., Os Incríveis e Up – Altas Aventuras ganharam novos ambientes e cenografia renovada. A ambientação foi aprimorada com cenários expandidos e aromatização em todas as salas, proporcionando uma experiência multissensorial ainda mais envolvente. A exposição também conta com uma loja oficial repleta de produtos exclusivos, acessível ao público independentemente da visita à mostra.
até 30 de setembro
Shopping Center Norte [Av. Otto Baumgart, 245 - Vila Guilherme]
A exposição conta com um espaço sensorial de muitas projeções de luzes e vídeos, ideal para curtir com os pequenos. A mostra propõe uma jornada sensorial e simbólica por camadas invisíveis da natureza e da alma humana. Com duração aproximada de 20 minutos, a experiência é dividida em sete atos: A Chuva e o Solo, As Conexões Subterrâneas, Nascimento, Os Detalhes, A Floresta Utópica, As Flores e a Dança e, por fim, O Fruto e o Recomeço. Com abordagem a temas como origem, presença e transformação, as imagens oferecem uma reflexão sensível daquilo que mantém cada indivíduo vivo por dentro e conectado a tudo ao seu redor.
até 12 de outubro
Farol Santander [Rua João Brícola, 24 - Centro]
Foto: Divulgação (via Fever Newsroom)
Dopamine Land: Uma Experiência Multissensorial |
A experiência promete trazer a imaginação sem limites da criança que existe dentro de você e convida o público a uma jornada única através de mais de 10 ambientes temáticos e interativos. Ao longo do percurso, o público é conduzido por uma série de atrações que estimulam a criatividade e o prazer. De uma guerra de travesseiros a um mergulho em uma gigante piscina de bolinhas, cada espaço foi idealizado para proporcionar momentos de descoberta e diversão.
Mostra reúne mais de 50 obras - entre esculturas, relevos, gravuras e pinturas - de grandes dimensões e formatos que desafiam o convencional, refletindo tanto o apreço do artista pela natureza brasileira quanto seu engajamento crescente com a denúncia das agressões ao meio ambiente.
até 19 de outubro
MASP [Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista]
Foto: Divulgação (via assessoria - ConteúdoInk)
Ocupação Ailton Krenak | Itaú Cultural
Ailton Krenak (Men am-ním Ailton Krenak) é a primeira pessoa indígena a ser homenageada na série e terá a sua trajetória pessoal destacada na mostra, com sua defesa aos direitos dos povos indígenas, assim como sua produção poética, seus desenhos e pinturas, representando a fauna, rios e territórios. A consultoria criativa é da artista e ativista dos direitos indígenas Moara Tupinambá e da terapeuta integrativa e produtora cultural Ingrid Tupinambá.
até 23 de novembro
Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149]
Foto: Divulgação (via assessoria - ConteúdoInk)
Ocupação Paulo Herkenhoff | Itaú Cultural
Ocupação é dedicada a este capixaba que é um dos principais curadores de arte do país e que já realizou centenas de exposições e geriu grandes museus e instituições no Brasil e no mundo, como o Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Bienal de São Paulo, MoMA, em Nova York, nos Estados Unidos, e Documenta de Kassel, na Alemanha.
até 23 de novembro
Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149]
Aycoobo Wilson Rodríguez, Calendário, 2024. Acervo MASP (Foto: Eduardo Ortega (via assessoria do MASP))
Histórias da ecologia | MASP
A coletiva internacional ocupa todos os espaços expositivos do Edifício Pietro Maria Bardi e reúne mais de 200 obras de artistas, ativistas e movimentos sociais de 28 países, como Colômbia, Islândia, Japão, Nova Zelândia, Peru e Turquia. A exposição investiga a ecologia como uma rede de relações entre seres vivos e o mundo que habitam, colocando em diálogo trabalhos de comunidades, territórios e ecossistemas de diferentes locais ou períodos.
até 1 de fevereiro de 2026
MASP [Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista]
Fotos: Beto Assem, Levi Fanan (via site da Pinacoteca) | Lua Morales (via Marra Comunicação)