11 exposições imperdíveis em São Paulo para visitar em outubro de 2025
De mostras imersivas a experiências interativas, confira quais são as melhores exposições em São Paulo em outubro de 2025 para curtir sozinho, em família ou com amigos.
Foto: Cortesia do artista e Instituto de Visión (via assessoria de imprensa do MASP)
As exposições em São Paulo em outubro de 2025 prometem surpreender o público com experiências imersivas, interativas e cheias de cultura. A programação inclui opções para todos os gostos - desde quem curte música e arte até quem se encanta por grandes histórias do cinema e da humanidade.
Entre os destaques estão “Baú do Raul” no MIS, que mergulha no universo do eterno Raul Seixas, e “Titanic: Uma Viagem Imersiva” no Shopping Eldorado, que recria a atmosfera do navio mais famoso do mundo.
Confira nossa seleção especial com 11 exposições imperdíveis em São Paulo em outubro de 2025 e escolha quais visitar!
Foto: Beto Assem, Levi Fanan (via site da Pinacoteca)
Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70 | Pina Contemporânea
A maior exposição da Pinacoteca em 2025 reúne 250 obras de mais de 100 artistas, proporcionando uma visão abrangente sobre a arte do período. A mostra se divide em temas que remontam aos grandes acontecimentos do período, como o surgimento da indústria cultural, a ruptura democrática e transformações sociais de diversas ordens.
até 5 de outubro
Pinacoteca [Avenida Tiradentes, 273 - Luz]
Continua depois da publicidade
Foto: Divulgação (via assessoria - Sherlock Communications)
Titanic: Uma Viagem Imersiva | Shopping Eldorado
Exposição convida o público a embarcar em uma jornada inédita pela história do transatlântico mais famoso do mundo. Com mais de 150 artefatos originais, reconstruções imersivas dos ambientes do navio e instalações 3D de última geração, a exposição coloca os visitantes no centro da narrativa do Titanic, revelando seus segredos por meio de uma experiência única e envolvente.
A exposição conta com um espaço sensorial de muitas projeções de luzes e vídeos, ideal para curtir com os pequenos. A mostra propõe uma jornada sensorial e simbólica por camadas invisíveis da natureza e da alma humana. Com duração aproximada de 20 minutos, a experiência é dividida em sete atos: A Chuva e o Solo, As Conexões Subterrâneas, Nascimento, Os Detalhes, A Floresta Utópica, As Flores e a Dança e, por fim, O Fruto e o Recomeço. Com abordagem a temas como origem, presença e transformação, as imagens oferecem uma reflexão sensível daquilo que mantém cada indivíduo vivo por dentro e conectado a tudo ao seu redor.
até 12 de outubro
Farol Santander [Rua João Brícola, 24 - Centro]
Foto: Divulgação (via Fever Newsroom)
Dopamine Land: Uma Experiência Multissensorial |
A experiência promete trazer a imaginação sem limites da criança que existe dentro de você e convida o público a uma jornada única através de mais de 10 ambientes temáticos e interativos. Ao longo do percurso, o público é conduzido por uma série de atrações que estimulam a criatividade e o prazer. De uma guerra de travesseiros a um mergulho em uma gigante piscina de bolinhas, cada espaço foi idealizado para proporcionar momentos de descoberta e diversão.
Mostra reúne mais de 50 obras - entre esculturas, relevos, gravuras e pinturas - de grandes dimensões e formatos que desafiam o convencional, refletindo tanto o apreço do artista pela natureza brasileira quanto seu engajamento crescente com a denúncia das agressões ao meio ambiente.
até 19 de outubro
MASP [Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista]
Foto: Lucas Mello (via assessoria do MIS)
Baú do Raul | MIS
A megaexposição do MIS celebra Raul Seixas, o eterno “Maluco Beleza”. Com centenas de itens originais do cantor, a exposição é dividida em mais de 15 salas, com uma cenografia exclusiva que proporciona ao público uma verdadeira imersão na vida obra do Raul Seixas. A curadoria delineou a mostra a partir de 13 das mais aclamadas músicas do artista, com salas que promovem uma grande experiência sensorial aos visitantes.
até 2 de novembro
MIS [Avenida Europa, 158 - Jardim Europa]
Foto: Divulgação (via assessoria - ConteúdoInk)
Ocupação Ailton Krenak | Itaú Cultural
Ailton Krenak (Men am-ním Ailton Krenak) é a primeira pessoa indígena a ser homenageada na série e terá a sua trajetória pessoal destacada na mostra, com sua defesa aos direitos dos povos indígenas, assim como sua produção poética, seus desenhos e pinturas, representando a fauna, rios e territórios. A consultoria criativa é da artista e ativista dos direitos indígenas Moara Tupinambá e da terapeuta integrativa e produtora cultural Ingrid Tupinambá.
até 23 de novembro
Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149]
Foto: Divulgação (via assessoria - ConteúdoInk)
Ocupação Paulo Herkenhoff | Itaú Cultural
Ocupação é dedicada a este capixaba que é um dos principais curadores de arte do país e que já realizou centenas de exposições e geriu grandes museus e instituições no Brasil e no mundo, como o Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Bienal de São Paulo, MoMA, em Nova York, nos Estados Unidos, e Documenta de Kassel, na Alemanha.
até 23 de novembro
Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149]
Foto: Cortesia do artista e Instituto de Visión (via assessoria de imprensa do MASP)
Abel Rodríguez (Mogaje Guihu): A árvore da vida e da abundância | MASP
Primeira mostra individual do artista colombiano após seu falecimento. A exposição oferece um panorama da obra de Abel Rodríguez (Cahuinarí, Colômbia, 1941–2025), reconhecida pela contribuição única à representação e organização dos saberes ancestrais sobre a flora e a fauna da Amazônia colombiana.
até 1 de fevereiro de 2026
MASP [Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista]
Aycoobo Wilson Rodríguez, Calendário, 2024. Acervo MASP (Foto: Eduardo Ortega (via assessoria do MASP))
Histórias da ecologia | MASP
A coletiva internacional ocupa todos os espaços expositivos do Edifício Pietro Maria Bardi e reúne mais de 200 obras de artistas, ativistas e movimentos sociais de 28 países, como Colômbia, Islândia, Japão, Nova Zelândia, Peru e Turquia. A exposição investiga a ecologia como uma rede de relações entre seres vivos e o mundo que habitam, colocando em diálogo trabalhos de comunidades, territórios e ecossistemas de diferentes locais ou períodos.
Uma Noite com os Impressionistas, Paris 1874 | Shopping Cidade São Paulo - Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual
Os visitantes podem reviver a atmosfera da inauguração da primeira exposição impressionista em Paris, realizada em 15 de abril de 1874, por meio de uma experiência imersiva com duração de 45 minutos. Com óculos de realidade virtual e acompanhados por Rose, uma guia virtual, o público é transportado para a França da época, no movimentado bairro da Madeleine, em frente à majestosa Ópera Garnier, ainda em construção. Logo em seguida, é possível fazer um passeio pelas ruas até o estúdio do famoso fotógrafo Nadar, onde as obras foram expostas naquela noite. Transportados para o primeiro andar do espaço, podem explorar os cômodos e encontrar as maiores obras-primas impressionistas, além dos próprios pintores quando eram jovens artistas e com futuros incertos. Numa oportunidade única, ainda é possível cruzar o caminho de Monet, Renoir, Degas, Cézanne, Pissarro, Morisot.