Se você é brasileiro, provavelmente já se deparou com aquele momento no bar em que todos os seus amigos decidem jogar uma famosa partida de Truco. Mas e você, sabe jogar?
O truco é um jogo pra lá de popular e é jogado no Brasil todo. O seu nome, contudo, pode mudar de região em região: omo Truco Paulista, Truco Mineiro e Truco Gaúcho. Mesmo assim, as regras da jogatina são as mesmas:
Ele pode ser jogado de 2, de 4 ou até de 6 jogadores - sendo formado por duplas. O objetivo do jogo é ser o primeiro time ou jogador a alcançar 12 pontos. O jogo é jogado em rodadas chamadas mãos, e cada mão pode ser ganha de diferentes maneiras, através de truques, também chamados de rodadas.
Cada jogador recebe três cartas por rodada. A partir daí, cada rodada é composta por 3 "truques" (ou jogadas), onde os jogadores jogam uma carta de cada vez. O valor das cartas tem uma ordem que determina qual delas está acima da outra, desse jeito:
- Zap (4 de espadas)
- 4 de copas (o "copas")
- 7 de copas
- 7 de ouros
- 5. As (A) de espadas e paus
- 3 de qualquer naipe
- 2 de qualquer naipe
- 10, 11 (Valete) e 12 (Rei) de qualquer naipe
- 7 de espadas e paus
- 6, 5, 4 e 3 de qualquer naipe.
Dadas essas condições, o que anima a partida de truco são os desafios presentes nela. Conheça-os
- Durante o jogo, é possível desafiar o adversário a aumentar a aposta daquela carta. Para isso, o jogador diz “Truco!”, e aumenta a pontuação daquela rodada.
- O adversário pode aceitar o desafio, dizendo "Aceito", ou recusar, dizendo "Não aceito" - o que resultaria em a partida ser ganha pelo jogador que desafiou.
- Caso o adversário aceite, a rodada segue normalmente, e quem ganhar o truque leva a aposta aumentada.
- Também existem os desafios "Seis", "Nove" e "Doze", que aumentam ainda mais a aposta inicial do "Truco!".
O vencedor do truque (ou rodada) é aquele que tiver jogado a carta de maior valor. Se o jogador ou dupla vencer 2 truques, vence a rodada e ganha pontos. Se vencer 3 truques, vence a mão e a rodada é encerrada.
A partir disso, Ganha a rodada quem vencer 2 dos 3 truques, e Se um time ou jogador vencer 3 truques consecutivos (sem perder nenhum), vence a mão e marca 2 pontos. Já se a rodada foi aumentada ao dizer Truco, Seis, Nove ou Doze, a pontuação também é ajustada de acordo com o nível do desafio. O jogo termina quando um jogador ou dupla atingir os 12 pontos e for o vencedor.
Estratégias mais comuns do Truco
Para enganar os jogadores e garantir o truque campeão, existem algumas estratégias bem famosas:
- Blefe: o truco é um jogo de enganação. Você pode fingir ter cartas fortes para enganar seus oponentes e fazer com que aceitem um Truco mesmo quando você não tem uma boa mão. Assim, você ganha a rodada e pega mais pontos.
- Observação: preste atenção nas cartas já jogadas, isso pode te ajudar a decidir se vale a pena desafiar ou não - além de flagrar os blefes de seus oponentes.
O Truco é um jogo super divertido e pode ser um baita entretenimento com os seus amigos. Aproveite! Você também pode gostar de: