Estilo de vida
Por Luiza Fernandes

Água da banana é bom para as plantas? Descubra a verdade sobre o truque que viralizou nas redes sociais

A mistura têm feito sucesso nas redes sociais, principalmente em vídeos nos quais os usuários usam o líquido para cuidar e fertilizar as plantas dentro de casa.

A água de banana realmente funciona? Descubra a verdade (Foto: Light Stock/ Shutterstock)

Você já ouviu falar em água da banana? A mistura têm feito sucesso nas redes sociais, principalmente em vídeos onde os usuários usam o líquido para cuidar e fertilizar as plantas dentro de casa.

Já se sabe que a banana é rica em potássio, um nutriente bastante positivo para o crescimento e fortalecimento de uma infinidade de espécies de plantas. Por causa disso, muito antes da água da banana viralizar, especialistas em jardinagem faziam a compostagem da casca de banana e usavam os nutrientes provenientes dela.

Contudo, o preparo da água de banana é mais simples que sua compostagem e, por isso, muitas pessoas tem preferido este formato de cuidado. Para preparar a água milagrosa, deve-se deixar a casca da banana em imersão na água por alguma horas e, depois, utilizar essa mistura para regar as plantas.

Apesar de não apresentar malefícios para a saúde - nem de quem prepara a mistura, nem das plantas - algumas pesquisas tem indicado, porém, que apenas regar as plantas com a água de banana talvez não seja o suficiente para transferir o potássio da fruta para as plantas.

De acordo com o professor Luke Gatiboni, especialista em fertilidade e professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte, não existem estudos e pesquisas suficientes que comprovem os benefícios da água de banana para o solo.

Portanto, utilizar a água da banana para fertilizar as plantas pode não apresentar tantos benefícios para a saúde das plantas, contudo, apresenta uma ótima maneira de reaproveitar as cascas da fruta. Além disso, você pode optar pela compostagem caseira para conseguir um fertilizante realmente potente!

Continua depois da publicidade

Veja também:

Por Luiza Fernandes

Atualizado em 18 Dez 2024.