Fazer faxina é uma necessidade que, muitas vezes, realizamos no piloto automático. No entanto, alguns hábitos que parecem inofensivos podem comprometer a eficácia da limpeza e até dificultar a manutenção da organização. Está na hora de abandonar práticas que só atrapalham.
A apresentadora Lynsey, conhecida como a Rainha da Limpeza, revelou ao site Tudo Gostoso que certos hábitos podem comprometer a eficácia de sua faxina. Confira:
Descubra quais são os principais vilões da faxina eficiente e aprenda como eliminá-los da sua rotina:
1. Não acumule papelada
Aquele monte de contas, recibos e documentos espalhados pela casa não só deixa o ambiente com aparência de desordem, como também dificulta encontrar o que você precisa quando necessário. A solução? Estabeleça um local específico para guardar documentos importantes e organize-os em pastas ou caixas. Descarte o que não for mais útil e digitalize o que puder.
2. Evite o excesso de produtos de limpeza
A ideia de que quanto mais produtos você usar, mais limpa ficará sua casa é um mito. O excesso de produtos químicos pode danificar superfícies, causar alergias e até mesmo contaminar o ambiente. Simplifique sua rotina com menos produtos, tornando a faxina mais prático e econômica.
3. Não amontoe toalhas molhadas
Deixar toalhas molhadas amontoadas em um cesto ou no chão cria um ambiente úmido propício para o crescimento de bactérias e fungos. Além disso, as toalhas ficam com um cheiro desagradável e podem causar manchas nas roupas. Pendure as toalhas para secar em um varal ou em um suporte específico após o uso.
4. Não deixe louça suja na pia
A louça suja acumula bactérias e deixa a cozinha com um aspecto desagradável. Além disso, a pia entupida pode causar problemas hidráulicos. Lave a louça assim que terminar de usar ou coloque-a na máquina de lavar.
5. Pare de usar sapatos em casa
Os sapatos carregam sujeira, bactérias e outros agentes contaminantes do ambiente externo para dentro de casa. Ao andar descalço ou com meias limpas, você mantém o piso mais limpo e evita a proliferação de germes.
A faxina é uma tarefa que merece atenção, mas não precisa ser complicada. Abandonar maus hábitos como acumular papel, usar produtos em excesso ou deixar toalhas e louças acumuladas pode transformar completamente o processo de limpeza.
Confira: