Manter os traços nítidos e as cores vibrantes de uma tatuagem é a vontade de praticamente todo mundo que faz uma. No entanto, para uma maior longevidade da tatuagem, é preciso se atentar a alguns cuidados.
O Guia da Semana conversou com Renato Ostrowski, tatuador adepto ao mini realismo e sócio do Unna Studio, que compartilhou 6 dicas para manter as tatuagens bonitas. Confira:
Higienização
A região da pele tatuada deve ser lavada de duas a três vezes nos primeiros dias. Esse processo de higienização é muito importante, pois também garante uma cicatrização mais adequada. Durante o banho, evite água em temperatura muito quente, pois a água corrente abre os poros e deixa a pele mais propensa a irritação, além de fazer a tatuagem desbotar mais rápido.
Continua depois da publicidade
Hidratação
Para que o desenho fique bonito por mais tempo, os cuidados devem ser constantes. Ostrowski aconselha o uso diário de protetor solar após a cicatrização e hidratação da pele. Além disso, deve-se evitar águas de piscina ou de praia no processo de cicatrização da tattoo (sem falar que o risco de infecção é considerável).
Evite exposição direta ao sol
A exposição da pele recém-tatuada ao sol pode causar alguns problemas na estética, como manchas, desbotamento e até alteração da cor nos desenhos realizados. Por isso, Ostrowski indica evitar pelo menos um mês de exposição direta ao sol – só se deve usar o protetor após a cicatrização.
Não coce
Quando a tatuagem está no processo de cicatrização, ela tende a coçar muito e formar algumas casquinhas. Neste caso, a recomendação é sempre a mesma: evite mexer. O profissional explica que coçar ou arrancar as casquinhas que são formadas pode deixar a tatuagem com os traços deformados, influenciando diretamente na estética da tattoo.
Cuide da alimentação
No período de cicatrização é fundamental evitar alimentos remosos (com capacidade de provocar ações inflamatórias). O ideal é comer alimentos mais cicatrizantes. “Esse processo dura em torno de 30 dias, então vale a pena ter uma rotina mais saudável para que a tatuagem fique bonita por muito mais tempo”, conta.
Mantenha os cuidados
Preta ou colorida, a tatuagem é como se fosse um machucado na pele. Assim, o processo de cicatrização das duas pede uma pele hidratada, higienização, comidas menos gordurosas e nada de sol no primeiro mês. “Esses cuidados manterão a tatuagem com mais vitalidade a longo prazo. Além disso, é importante manter o contato com o tatuador para que ele possa esclarecer qualquer dúvida que surgir”, conclui Ostrowski.