Que venha a Copa do Mundo e que venham as zebras! O que seria do futebol sem os resultados mais inesperados? Aquela frase de que o “futebol é uma caixinha de surpresas” se encaixa bem por aqui.
+ Confira o especial da Copa do Mundo 2014
+ Relembre as vitórias do Brasil nas Copas do Mundo
+ Saiba quais artistas vão encerrar a Copa 2014
Por isso o Guia da Semana volta ao tempo e relembra algumas das principais zebras das Copas do Mundo. Qual dessas você não se esquece?
Coreia do Sul 2 x 1 Itália (2002)
Coreia do Sul e Itália jogavam pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2002. Os italianos, favoritos ao título, abriram o placar e no final do primeiro tempo os sul-coreanos empataram. O jogo foi para a prorrogação. Ahn Jung-Hwan marcou o gol da vitória da Coreia do Sul e estragou a festa da Itália. Pela Squadra Azzura jogaram: Buffon, Zambrotta, Zanetti, Del Piero, Totti, Vieri, entre outros.
França 0 x 1 Senegal (2002)
A França chegou à Coreia do Sul como uma das favoritas, justamente pelo título de 1998. Mas na partida contra Senegal sumiu em campo. A seleção da África não se assustou com o histórico do time europeu e marcou o único gol da partida. Para piorar a situação da equipe francesa, a seleção foi eliminada na 1ª fase do Mundial. Que vexame!
Espanha 2 x 3 Nigéria (1998)
Nigéria fazia sua segunda participação numa Copa, e logo no primeiro jogo enfrentou os favoritos espanhóis. A Fúria ficou por duas vezes à frente, mas no segundo tempo a Nigéria garantiu a vitória. No time da Espanha estavam Zubizarreta, Alkorta, Hierro, Ivan Campo, Nadal (Gelades), Sergi, entre outros.
Camarões 1 x 0 Argentina (1990)
A Argentina chegou à Itália com o talento de Maradona e “ostentando” o título de atual campeã mundial. Camarões, no entanto, participava do Mundial e não queria fazer feio. E não fez! Os africanos venceram a Argentina por 1x0. No final, os hermanos saíram como vice-campeões da Copa e Camarões encantou o mundo chegando às quartas-de-final.
Itália 0 x 1 Coreia do Norte (1966)
Os coreanos não fecharam os olhos diante da poderosa Itália. Para avançar para a próxima fase, os italianos só precisariam vencer a inexpressiva Coreia do Norte. Mas com um futebol de raça, o time norte-coreano marcou o único gol no final do 1º tempo e fez com que a Itália deixasse o mundial de forma precoce.
Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra (1950)
A seleção dos Estados Unidos em 1950 só contava com um atleta profissional. Mesmo assim, não deixou de participar do torneio e buscou vencer cada partida como se fosse a última. A mais marcante foi contra a Inglaterra. O técnico britânico poupou vários jogadores para a partida, mas não contava com a vontade americana em vencer o jogo. Final: EUA 1 x 0 Inglaterra (soberba).
Brasil 1x2 Uruguai (1950)
E como não lembrar de uma das maiores zebras da história, justamente em solo brasileiro? A fatídica final de 1950 com a vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2x1, em pleno Maracanã lotado, é uma das partidas mais dolorosas da história.