Compras
Por Redação Guia da Semana

Vinhos, castelos e natureza: conheça Borgonha

A região da França possui uma história rica e diversidade cultural em meio à melhor gastronomia.

Foto: Wikipedia.org


História, requinte, moda, perfumes e boa culinária. Com todos esses atributos, a França se encaixa na lista dos países mais visitados do mundo. E para encontrar o melhor da sua gastronomia e vinhos, a sugestão é visitar Borgonha, reconhecida mundialmente como uma das regiões vitivinicultoras (ciência relacionada à produção da uva) mais importantes.

Variedade cultural é a palavra que melhor define o local, já que por lá passaram celtas, gauleses, romanos, galo-romanos, germânicos, burgúndios e francos, deixando como herança diversas ruínas galo-romanas, igrejas e abadias romanas, castelos e museus. A espiritualidade também está bastante presente, o que tornou lugares como Vézelay, Fontenay e La Charité-sur-Loire Patrimônio Mundial pela UNESCO. Hoje, o turista não pode deixar de visitar também o Templo dos Mil Budas, localizado no Parque de Morvan e que dá um toque místico para Borgonha.

Se o vinho é a grande atração da região, a água também tem seu espaço, mas não na gastronomia. Isso porque os lagos e rios de Morvan atraem principalmente os amantes de esportes náuticos em seus mais de mil quilômetros de vias navegáveis. Além disso, o descanso providencial pode acontecer nas estações de águas termais e spas instalados no local. A natureza tem ainda outras surpresas, o que inclui os vinhedos de Côte e de Chablis, além de misteriosos bosques de Morvan.

O Vale do Loire pode fazer parte do roteiro, conhecido como "Jardim da França" e com sua diversidade de uvas sob o encanto dos mais famosos castelos do mundo. Banhado pelo rio Loire, o vale oferece diferentes tipos de vinhos e espumantes, com adegas espalhadas pelas colinas em mais de mil quilômetros às margens do rio.

Para passear...

É no Parque Natural Regional de Morvan que o turista vai encontrar beleza e descanso, incluindo a primeira montanha às portas de Paris. Com acesso pela estrada, bosques e numerosos lagos compõem o cenário. No verão, diversas atividades podem ser realizadas nas praias formadas pelos lagos, revelando paisagens diferentes, de acordo com a trilha escolhida. As Gargantas de Canche estão entre os pontos mais procurados de lá, onde os riachos terminam em cascatas que esculpem belas formas nas pedras. No local, aproveite para fazer seus passeios a pé ou de bicicleta.

Foto: Wikipedia.org


Já o Monte Beuvray é a capital dos ancestrais de Borgonha, onde fica um sítio arqueológico. Os objetos que foram descobertos por lá ficam disponíveis na visita ao Museu de Beuvray, construído para contar a história da civilização celta. Já em Vézelay, um lugar de peregrinação, é possível encontrar artistas, pintores e músicos, além de abrigar os melhores chefs de Borgonha.

Ainda falando sobre natureza, o turista pode conhecer também o herbário de Maison Du Parc, em Saint-Brisson, com 160 variedades de flores de Morvan. Para finalizar, quem gosta de esportes como windsurf, surf, navegação a vela e esqui náutico pode seguir para o lago de Settons.

Cultura e belos cenários construídos pelo homem estão presentes em Borgonha com a Abadia Cisterciense de Fontenay, fundada em 1118; na Basílica de Santa Maria Madalena, localizada em Vézelay; a a Igreja Prioral La Charité-Sur-Loire, uma das etapas do caminho de Santiago e situada a menos de duas horas de Paris.

O melhor da uva

Corton-Charlemagne, Meursault, Puligny-Montrachet, Clos-Vougeot, Musigny, Chablis, Pouilly-Fuissé, Irancy, Mercurey. Se o visitante gosta de um bom vinho, Borgonha é o lugar certo para ele. Lá se destacam as uvas Pinot Negra, usada para vinhos tintos, e Chardonnay, que fica para a produção dos brancos.

São 250 quilômetros de vinhas, que se estendem do norte de Chablis ao sul de Mâcon, dividindo-se em cinco grandes zonas de produção. A qualidade da bebida é assegurada pelo distintivo "De Vignes em Caves", traduzido como "de vinhas a bares", que é encontrado por mais de 280 profissionais, que vão dos produtores aos donos de casas de vinhos. O selo fica na entrada dos estabelecimentos e pode ser reconhecido pelos turistas.

Onde ficar

Hotel Le Mas des Lilas
www.lemasdeslilas.com
Endereço: La Cour-Barrée, 89290 Escolives-Ste-Camille
Tel: 03 86 53 60 55
Fax: 03 86 53 30 81
hotel@lemasdeslilas.com

Camping Plage du Midi
www.settons-camping.com
Endereço: Rive droite - 58230 Montsauche-les Settons
Tel:03.86.84.51.97
Fax: 03.86.84.57.31
CampPlageDuMidi@aol.com

Camping Le Lac de Panthier
www.lac-de-panthier.com
Endereço: D977 Bis Vandenesse-en-Auxois 21320
Tel: 33 3 80 49 21 94
Fax: 33 3 80 49 25 80
info@lac-de-panthier.com


Atualizado em 10 Abr 2012.