No dia 21 de dezembro começa oficialmente o verão no Brasil. É época de férias e passeios ao ar livre, que incluem praia, piscina e parques. E, para aproveitar os dias ensolarados ao máximo, é importante proteger a pele diariamente com protetor solar. Essa atitude simples ajuda a evitar queimaduras solares, manchas e, a longo prazo, envelhecimento precoce e câncer de pele.
+ Onde caminhar em São Paulo
+ Como tirar manchas, sinais e tatuagens
+ Drinks para o verão
O Guia da Semana conversou com a dermatologista Silvia Zimbres sobre a importância da proteção solar adequada, principalmente no verão. Confira a entrevista e, em nossa galeria de fotos (abaixo), os principais lançamentos de proteção solar do mercado para o verão 2014:
Como escolher o protetor solar adequado para o meu tipo de pele?
Hoje, há no mercado uma infinidade de protetores, cada um para cada tipo de pele. Para a pele negra, o FPS deve ser de, no mínimo, 15. Já para a pele morena escura, FPS entre 20 e 25. Pele morena clara pede FPS entre 25 e 30 e pele branca, FPS acima de 30. Quanto mais clara e sensível ao sol for a pele, mais alto deve ser o FPS, principalmente em situações de grande exposição ao sol, como praia e passeios ao ar livre.
De toda forma, vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes: o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%. Ainda não é possível se proteger 100%, porém com valores mais altos se consegue um aumento do espectro de proteção.
Com a chegada do verão, devo intensificar o uso do protetor solar?
O uso do protetor solar precisa ser diário, pois o sol causa danos à pele que, muitas vezes, só aparecem a longo prazo. A radiação agride o DNA das células, que vão ficando com defeitos acumulados que, mais tarde, podem se transformar no câncer de pele. O sol também agride a parede dos vasos e as fibras de colágeno e elastina. A célula chamada melanócito (que produz melanina, substância que dá cor à pele) também é agredida e começa a distribuir irregularmente o pigmento chamado melanoma. Tomar sol envelhece e é um processo cumulativo. Aos 25 anos de idade, já ocorrem cerca de 70% dos danos que vão evoluir para rugas, manchas, flacidez e também câncer de pele.
Qual a textura de protetor solar adequada para cada tipo de pele?
A pele normal apresenta um nível de oleosidade controlado, sem ressecamento. Por isso, esse tipo de pele pede texturas como sérum, spray ou loção. E quem tem pele oleosa, com tendência a acne e brilho excessivo, pode optar por gel-creme ou gel, que deixam a pele mais sequinha. Já quem tem pele seca deve usar protetores solares na versão creme, que ajudam a hidratar. Por último, quem tem pele sensível pode optar por loções e gel-creme.
Devo usar protetor também em dias nublados?
Sem dúvidas, pois as nuvens não filtram totalmente os raios ultravioletas. A radiação é invisível e, por isso, o protetor solar deve ser usado, inclusive nos dias mais cinzas. E o fator de proteção nesses dias deve ser o mesmo de quando se está diretamente exposto ao sol.
Proteção solar em crianças e bebês: como os pais devem proceder?
Bebês com menos de 6 meses de idade não devem utilizar protetor solar, mesmo aqueles cujas embalagens mencionarem que se trata de uma versão "baby". A recomendação geral é de que, nessa idade, bebês não devem ser expostos ao sol, a não ser nos horários logo após o nascer do sol (até 8 horas da manhã) ou logo antes do pôr do sol (após 18 horas).
Entre os 6 meses e dois anos de idade, bebês devem utilizar os protetores específicos para bebês, ou seja, as versões "baby". O fator de proteção deve ser 30 ou acima, se indicado pelo dermatologista. Após os dois anos, as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais, porém existem no mercado as versões "kids" que oferecem alguns atrativos para estimularem o uso pelas crianças.
É possível se bronzear de forma saudável?
O bronzeamento ocorre gradativamente, por isso tenha calma e não dispense a proteção. E nada de deixar para se proteger somente quando chegar à praia ou a piscina! O protetor deve ser passado pelo menos 30 minutos antes do início da exposição solar e o ideal é que seja retocado a cada três horas, mesmo por quem não entra na água. E vale lembrar que é importante evitar o sol entre 10h e 16h, quando os raios estão mais fortes.
Mesmo quem tomou sol o ano todo e já está bronzeada precisa se proteger, pois a pele é a mesma e vai sofrer do mesmo jeito os efeitos do sol. A regra também vale para quem tem pele negra.
Fui à praia e me queimei demais. O que posso fazer para amenizar a vermelhidão e a ardência na minha pele?
Resfriar a pele no local queimado, de preferência com banhos de água fria, e hidratar com cremes para pele sensível, sem ureia. Se necessário e, de preferência sob orientação médica, usar um creme à base de corticoide no local da queimadura.
O uso de óleos bronzeadores pode trazer prejuízos à saúde da pele?
Sim. Esses produtos devem ser evitados, pois potencializam o risco de queimadura solar, deixando a pele mais propensa às manchas ou, o que é pior, podendo causar insolação, quadro em que o paciente pode ter sintomas como febre, náuseas, tontura, dor de cabeça e desidratação após a exposição ao sol.
Maquiagem com FPS substitui o protetor solar diário?
Não, mas ela pode servir como um complemento à proteção solar. Maquiagens com filtro solar geralmente oferecem uma proteção mais baixa contra os raios UV quando comparadas a protetores solares tradicionais. Além disso, não costuma existir nesses produtos a preocupação com o PPD, ou seja, a proteção contra irradiação UVA, que é eficaz quando o PPD é no mínimo em torno de 1/3 do FPS. Por isso, em situações de exposição intensa à radiação UV, como praia e piscina, deve-se usar filtro solar e não maquiagem com filtro.
No entanto, no mercado há diversas opções de protetor solar com cor, que podem substituir a base da sua maquiagem. Mas, na hora de escolher esse tipo de produto, é importante avaliar seu tipo de pele. Apesar de já existirem produtos mais leves, protetores solares com cor e FPS alto geralmente deixam a pele mais oleosa, pelo próprio pigmento e pela presença de outros filtros físicos na fórmula, como o dióxido de titânio ou óxido de zinco. Além disso, é preciso também analisar a cor do produto, pois muitos filtros com cor não tem muitas opções de tonalidade e pode não bater com a da sua pele.
Agora que você sabe como se proteger adequadamente do sol, confira abaixo os principais lançamentos de proteção solar no Brasil para o verão 2014:
RoC Minesol Actif Unify FPS 80 – Ideal para uso facial diário e com FPS 80, o lançamento da linha Minesol traz a mesma textura matte já consagrada nas versões FPS 30 e FPS 60. Além disso, possui tecnologia Total Soya, que ajuda a uniformizar o tom da pele.
Sundown SunBalance – Disponível nas versões FPS 15, 30, 50 e 60, o protetor Sundown está com fórmula nova, mais leve e fácil de espalhar. Possui a clássica fragrância refrescante Sundown e oferece duras horas de resistência à água e ao suor.
Neutrogena SunFresh – Nas versões FPS 30 e 60, possui textura ultraleve e de rápida absorção. Possui fragrância leve e agradável, inspirada no universo da beleza feminina.
Vichy Capital Soleil BB Aera-mousse FPS 30 – Protetor facial de uso diário perfeito para peles sensíveis. Possui textura em mousse que é rapidamente absorvida. Apresenta uma cor ultra leve que ajuda a uniformizar qualquer tom de pele.
Vichy Capital Soleil Gel Creme Facial FPS 50 – Indicado para o uso diário, possui fórmula leve com ação antibrilho e ação tonalizante.
La-Roche Posay Anthelios AE Serum FPS 30 – Com textura leve e fórmula transparente, é muito fácil de ser espalhado sobre a pele. Possui ácido hialurônico fragmentado, que promove ação antienvelhecimento.
Natura Fotoequilíbrio Gel Protetor Refrescante FPS 30 - Com absorção rápida, refresca e hidrata a pele.
Natura Loção Protetora Facial – Disponível nas versões FPS 30 e FPS 60, possui textura leve que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
Avon Sun Protect Glow – Com FPS 15 ou FPS 30, protege a pele do sol, ao mesmo tempo em que estimula a produção de melanina para um bronzeado dourado.
O Boticário Golden Plus Protetor Solar Spray Contínuo FPS 50 Sport – Ideal para quem pratica esportes ao ar livre, pois é muito resistente à água e ao suor. Possui fácil aplicação e pode ser usado no rosto e no corpo.
O Boticário Golden Plus Protetor Solar Spray Tonalizante FPS 30 – Fórmula oil free com vitamina E. Contém pigmentos que proporcionam um efeito bronzeado natural, além de resistência à água de até 80 minutos.
Serviço
Silvia Zimbres - dermatologista CRM: 104.406
www.douxdermatologia.com.br
(11) 3044-2886 / 3044-4157
Fotos: Divulgação