Compras
Por Redação Guia da Semana

Truque na manga

Engana-se quem acha que as abotoaduras são coisa do passado. Conheça os modelos e saiba como usar o acessório sem medo de errar.

Fotos: Gabriel Oliveira


O que o James Bond e o Donald Trump têm em comum? Ambos já conquistaram belas mulheres, possuem carros possantes e... usam abotoaduras! (ou você achou que estávamos falando do penteado?). Antigo ícone da elegância masculina, o acessório voltou a figurar nos paletós mais elegantes e descolados do mundo. Afinal de contas, se o agente secreto consegue salvar o mundo sem perder aquele brilho nos punhos, você também pode arriscar um par delas naquele seu terno mais bacana, não é mesmo?

Exemplos à parte, a verdade é que as abotoaduras saíram do armário do seu avô e já estão de volta, podendo ser usadas tanto para adotar uma linha mais clássica, ou até mesmo inovar o visual.

Reinventando moda

Para quem ainda duvida deste clássico, diversos estilistas estão aí para provar que ele está de volta com força total. Apesar de possuírem um estigma de vestimenta formal, elas ganharam novos ares para encarar os tempos modernos. O acessório foi reeditado por marcas como Montblanc e Ricardo Almeida. Segundo a estilista Rosmari Zonta, utilizá-las mostra ajuda a transmitir uma imagem de personalidade forte. "Quem nunca usou e quer experimentar deve apostar em modelos de design mais modernos e discretos. Prateadas, em ouro branco ou até cromadas", afirma.

Fotos: Gabriel Oliveira

Abotoadura de Ródio com fibra ótica.

Estilos

As abotoaduras clássicas são ideais para eventos como casamentos e reuniões. Para esses eventos, deve-se optar por materiais mais "finos", como ouro e prata. Já casos mais informais pedem cores alternativas ao prateado e ao dourado. Para looks combinados por camisas de punho simples, podem ser usados paletós, coletes e até jeans.

Já no trabalho, o ideal é apostar no clássico, em designs discretos, de cores prateadas, cromadas ou em ouro branco, com formato retangular ou quadrado. Se o ambiente for informal ou fashion, pode se arriscar, sem medo, tipos mais coloridos e com formatos diferentes. Sempre dentro do bom senso - ninguém vai querer conhecer o sogro usando uma abotoadura do Super-Homem.

Tradicionalmente, usam-se abotoaduras com camisa de punho duplo e paletó, mas nada impede de usá-las com modelos mais descolados. "Não existe uma camisa correta para prender as abotoaduras. A camisa indicada são as de punho duplo, mas nada impede de usar com a camisa de punho simples", explica Rosmari.

Fotos: Divulgação
Abotoadura Montblanc Giratória.

Como usar

Adeptos de looks clássicos devem utilizar suas abotoaduras com paletó e camisas de punho duplo. Além da manga, elas também podem estar presentes no colarinho para compor um visual mais casual. Nesse caso, deve-se investir em modelos mais modernos, que devem ser colocados na casa do primeiro botão da camisa.

Já para os mais descolados podem aderir às abotoaduras sem paletó, em camisas de punho tradicionais, fabricadas com tecidos mais simples e alternativos, que combinam perfeitamente com jeans e calças xadrez.

A regra geral, segundo a estilista, é prestar atenção no ambiente e no traje que será usado junto com o acessório. "É muito difícil cometer uma gafe com uma abotoadura. Mas a pessoa só deve usá-la se for adepta do estilo clássico ou fashion. O único jeito de errar é usar uma abotoadura chamativa demais em um evento formal, ou não combiná-la com o relógio, por exemplo".

Atualizado em 10 Abr 2012.