Para ficar despreocupada, a grande pedida são os cabelos presos, que nunca saem de moda e são sempre renovados, de acordo com as últimas tendências. É possível sair do tradicional rabo de cavalo e investir em penteados criativos, fáceis de elaborar e, o mais importante, que ficam arrumados durante a noite inteira.
A grande vedete da estação são as tranças, que podem ser usadas tanto em cabelos lisos como em enrolados e prometem fazer sucesso nas avenidas e trios. Com fios desalinhados, duas ou três mechas, centralizada, na lateral ou com acessórios... são diversas as formas de prepará-las, conforme cada estilo.
A cabeleireira Gill Almeida, da rede Jacques Janine, indica uma trança longa com duas mechas e uma fita colorida de cetim para a foliã que deseja um penteado rápido e charmoso. Outra sugestão é misturar rabo de cavalo e trança. Além de original, dá um ar descolado ao look. (Veja o passo a passo de dois penteados trançados abaixo)
A principal regra para curtir o carnaval em paz com os fios é evitar ao máximo a escova e a chapinha, já que elas dificilmente resistirão ao calor e suor do agito. Para os cabelos encaracolados, o cabeleireiro Toninho, do Planet Hair, sugere um rabo de cavalo alto bem esticado na raiz e, atrás, soltos e armados. A finalização pode ser feita com a aplicação de um leave-in ou mousse, para prevenir os desagradáveis frizz.
Madeixas onduladas podem receber gomos torcidos a partir da raiz, recomenda a cabeleireira Hélida Casanova. "As mexas podem ser presas com grampos e, depois, para o acabamento final, pode ser colocado um acessório", explica.
Para fios medianos, a dica de Gill é elaborar um coque no alto da cabeça, complementar com presilhas de plumas e penas, finalizando com um toque de purpurina. A dica para os cabelos curtos é aplicar uma dose de cera de fixação forte, modelar os fios e espetá-los, deixando-o com um ar moderno. Para completar a produção, uma tiara ou fivela pode ser colocada na lateral da cabeça.
Outros adornos, como flores, penas, fitas, presilhas e brilhos podem também incrementar o visual e deixar o look com a cara do carnaval. Mas cuidado com o exagero: escolha apenas um tipo de enfeite para não deixar o penteado over.
Para brilhar despreocupada durante o carnaval, a cabeleireira Hélida Casanova revelou ao Guia da Semana dois penteados coringas. Confira o passo a passo!
Rabo de cavalo e trança
Foto: Divulgação
- Com o cabelo limpo e seco, faça um rabo de cavalo, a um palmo de distância da testa
- Prenda um aplique no rabo de cavalo
- Trançar o aplique e deixar as pontas livres
- Passar o rabo de cavalo pela lateral do aplique, dando uma volta, e prender com grampos
- Puxar as pontas que sobraram do rabo de cavalo, eriçar para cima e aplicar spray
- Enfeitar com acessórios de sua preferência
Trança embutida
Foto: Divulgação
- Lavar os fios com shampoo e condicionador
- Secar, se forem lisos, ou escovar, se forem crespos
- Começar a trançar a uma distância de mais ou menos quatro dedos da testa
- Trançar até o final do cabelo e aplicar spray para fixar
- Incremente com mini-piranhas, no formato de borboleta
*Se as madeixas estiverem curtas ou desfiadas, é possível utilizar aplique para facilitar o trançado dos fios.
Foto: Divulgação