Dentre os doze signos astrológicos, Touro é o primeiro do elemento terra, regido pelo planeta Vênus (modo noturno) e de qualidade fixa. A combinação da terra com o ritmo fixo incorre no fato de que este é o mais estável dos signos zodiacais. A estabilidade taurina é a razão de suas maiores virtudes e defeitos. Por um lado, temos um temperamento que costuma ser calmo, tranquilo, e que valoriza enormemente a natureza. Por outro, observa-se considerável dificuldade em lidar com mudanças.
+ Veja o especial de Horóscopo do Guia da Semana
+ Confira quais são as principais características do signo de Peixes
+ Veja quais são as principais características do signo de Sagitário
É comum notar pessoas com fortes traços astrológicos taurinos se mantendo num determinado estado apenas por medo ou preguiça de mudar. Vale dizer, contudo, que nem sempre a inclinação à estabilidade sugere medo de mudanças. Vivemos numa época extremamente "líquida", fugaz, em que as coisas pouco duram, as pessoas se entediam e querem entrar continuamente em novas aventuras. Neste cenário, surgem os tipos taurinos como seres que nos ensinam a valorizar o que se tem. O problema só se configura quando fica óbvio que o indivíduo gostaria de mudar, mas não o faz por preguiça - um dos maiores defeitos dos taurinos e taurinas típicos.
Neste ponto, convém recordar que "Touro" não é apenas o signo de quem nasce num determinado período do ano. Todos nós, independentemente de nossos signos solares, lunares e ascendentes, possuímos o signo de Touro em algum setor do mapa astrológico de nascimento. Em alguma área de nossas vidas, nós manifestamos esta "qualidade taurina". Tratam-se de áreas da existência onde temos maior estabilidade, mas também maior dificuldade de modificar. Ao consultar seu Mapa Astral, você pode descobrir em que área da sua vida Touro atua.
EXEMPLO DE FIRMEZA NUM MUNDO VOLÁTIL
Algumas pessoas, contudo, possuem esta qualidade taurina mais poderosa em seus mapas, seja pela presença do Sol, do Ascendente, da Lua ou do planeta Vênus no signo de Touro. Em decorrência disso, elas apresentarão traços de personalidade bastante característicos: grande apreço pelo lado sensorial da vida, sensualidade marcante, uma relação poderosa com os aspectos carnais da própria existência. Boa comida, bom sono e bom sexo são condições fundamentais para a felicidade das pessoas tipicamente taurinas. Decididamente, este tipo não lida bem com desconfortos físicos e pode ficar muito mal humorado por conta de noites mal dormidas ou fome.
A resistência de Touro a situação físicas desagradáveis é bem baixa. Este signo gosta, acima de tudo, de sombra e água fresca. Situações instáveis e pouco definidas costumam incomodar muito. Mas geralmente muito calmos, os taurinos típicos demonstram grande capacidade de estabilidade em situações que deixam outras pessoas atordoadas. Ou seja, se por um lado lidam muito mal com desconforto físico, por outro são um verdadeiro exemplo de estabilidade, num mundo em que tudo parece por demais volátil.
A regência do planeta Vênus se manifesta como sensualidade, apreço pela beleza, sensibilidade artística e gosto pela paz. Decididamente, relacionar-se com seres tipicamente taurinos é reencontrar um pouco de paz em meio à turbulência deste mundo. Mas vale não se enganar: Touro é um signo de cólera lenta. Trata-se de uma fúria que dificilmente vem, mas, quando surge... sai de baixo! De todo modo, pessoas tipicamente taurinas só explodem em cólera quando veem seus territórios ameaçados, pois são muito possessivas e ciumentas. Basta não ameaçar a segurança do Touro, e você terá ao seu lado uma companhia encantadora.
Autor
Alexey Dodsworth
Consultor da UNESCO no Brasil e mestre em Filosofia e Ética pela USP. Astrólogo há mais de 20 anos, autor de livros do gênero e também das análises de Astrologia, Tarô e Runas do Personare.