Por Marcus Oliveira
Depois de se libertarem dos cabos e ambientes corporativos, eles agora são vistos em mesas de restaurantes, cafés, praças e cabem na mochila, pasta ou até mesmo no bolso. Os portáteis foram lançados no início dos anos 80 e revolucionaram a relação do ser humano com o computador. Eles possibilitam que com poucos cliques um usuário consiga ter acesso a informações do mundo todo e armazene arquivos úteis para trabalho e entretenimento.
As tecnologias não param e novidades não faltam no mercado. Quando menos se espera, aquele seu celular ultramoderno, recheado de funções e milhares de opções, não passa de um pedregulho das cavernas. Na ânsia de se adaptarem aos gadgets mais atuais, e também para impressionar aquela gata, os marmanjões compram os lançamentos e deixam de lado metade das funções que eles poderiam oferecer, por pura e exclusiva inabilidade. Mas a dúvida é: qual é o aparelho ideal para o seu estilo de vida?
Confira quais as principais funções de gadgets que estão totalmente in no mercado tecnológico e escolha qual mais se adapta ao seu estilo.
Notebook ou Laptop
Com o surgimento deles, a relação do ser humano com os processadores passou a ser mais próxima. Os portáteis são de fácil manuseio e se tornaram eficientes para quem tem no computador a principal ferramenta de trabalho e precisa deles em momentos diversos, como montar uma planilha para uma reunião ou uma apresentação de negócios. Munidos de adaptadores wireless, possibilitam a conexão a redes de computadores sem fio, fazendo com que os usuários possam acessar a Internet em diversos estabelecimentos, sem a necessidade de conectar fios.
Ponto negativo: a desvantagem do notebook, comparado ao PC convencional, é a menor facilidade de realizar upgrades. No desktop é possível adicionar placas e aumentar a capacidade com mais facilidades. Portanto, grande parte dos notes modernos possuem processadores e memórias mais avançadas para que a vida útil seja maior.
Netbook
Os netbooks possuem um processador regular, têm conexão de rede sem fio, são compactos em tamanho e ideais para quem não necessita de uma super máquina, já que oferecem tarefas mais simples. Esses aparelhos foram criados com a visão de se utilizar os aplicativos "em uma nuvem", a chamada "cloud computing", a simples ideia de acessar pela internet dados que estão armazenados em servidores em qualquer parte do mundo. Ou seja, os programas e arquivos não precisam estar instalados no HD do seu computador. Então, a capacidade dessa máquina não é nada fantástica. Suas características mais comuns incluem uma pequena tela, conexão sem fio e teclado reduzido em tamanho (cerca de 80% a 95%).
Ponto negativo: ausência de qualquer espécie de drive de CD/DVD, processador lento, pouca memória RAM, HD de baixa potência.
Tablet
Um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado, muito leve e com tela sensível ao toque. A mais recente febre do momento vendeu nada menos que três milhões de unidades em apenas três meses. A ideia é um iPhone gigante, com tela entre 7 e 10 polegadas, que oferece bom processador e memória, acesso a Internet e pode ser usado para organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. O principal foco está no acesso à Internet, navegação na web, e-mail e edição de documentos simples.
Ponto negativo: grande parte dos modelos não possuem entrada para USB, CD, câmera, frontal para vídeochamadas e bateria extra recarregável. Não é possível se fazer upgrade ou usar HD externo e isso diminui a vida útil do aparelho. O preços no Brasil ainda são elevado e chegam a até R$ 4 mil.
Smartphone
Engana-se quem adquire um pensando em usá-lo no lugar do PC. Os smartphones são aparelhos que englobam funções de celular, tecnologias de comunicação e serviços encontrados em computadores e outros dispositivos. Acessam e-mails, mensagens instantâneas, Internet, GPS, câmera digital entre outras funções. Podem se conectar a outros dispositivos por meio de Bluetooth e transferir arquivos úteis como imagens, vídeos, planilhas, e sincronizar informações com programas de computador. Ideal para quem precisa se conectar 24h por dia.
Ponto negativo: mesmo com tantas vantagens, um smartphone não substitui um computador. Com a tela pequena e menor capacidade de processar dados, não é uma das melhores opções caso seja necessário digitar um texto longo.
Por Redação Guia da Semana
Tecnologias do mercado
Fuja da cilada de comprar um aparelho que não servirá de nada para o seu trabalho e dia a dia e escolha uma opção com a sua cara.
Getty Images
Atualizado em 13 Set 2011.