Compras
Por Redação Guia da Semana

Surfando águas geladas

Pode não parecer, mas no inverno o mar, com menos banhistas e mais ondas, é mais apropriado para o surf e atrai os praticantes do esporte para dentro das águas geladas.

Foto: Getty Images


Além de barcos de pescadores em busca de tainhas e outros peixes típicos da estação, no inverno é comum a presença de surfistas nas praias de todo o litoral brasileiro. Nesta época do ano, o mar é bom para o surf por duas razões principais: tem menos gente na água e as ondas são maiores.

Para surfar em águas geladas, no entanto, é bom contar com alguns acessórios para não congelar. Quando o destino escolhido para surfar fica mais ao sul, como no litoral catarinense, por exemplo, é aconselhável o uso do Long John, que é uma roupa de neoprene que cobre o corpo inteiro mantendo-o aquecido dentro do mar. Mas mesmo que o local seja mais para cima no mapa, é importante ter alguma proteção para os ventos que vêm do sul. Nesses casos é bom ter na bagagem uma vest - ou sleev - que é como uma blusa de manga comprida de neoprene.

Fora isso, é importante fazer um alongamento nos membros superiores e inferiores antes de entrar no mar; isso ajuda a prevenir distensões musculares que são mais frequentes nesta época do ano. Com isso em mente, é só escolher um dos destinos que selecionamos abaixo, respirar fundo e bom surf!

Foto: Getty Images


Floripa

Para os mais experientes, que buscam um mar mais agitado ou maior - para usar uma expressão mais apropriada ao surf - Florianópolis é um destino a ser considerado. Nesta época do ano, praias como a do Matadeiro, Galhetas, Brava e Joaquina costumam atrair surfistas de diversos locais do país por conta de suas ondas de 1,5 metro para cima. Neste caso, o uso do Long John é mais do que necessário, pois o mar fica bem gelado.

Maresias

Localizada no litoral norte paulista, na região de São Sebastião, Maresias é, por excelência, um reduto de surfistas. Praia de tombo e de areia grossa, o local atrai praticantes do esporte de diversas outras cidades por conta de suas ondas grandes e demais características propícias ao surf. E também pelas pessoas - Maresias é conhecida pelas belas mulheres que a frequentam. O uso de uma vest também é indicado por lá nesta época.

Itacaré

Situada no litoral baiano, Itacaré é o local ideal para quem quer aliar as características do mar de inverno - ondas maiores e poucas pessoas na água - com um clima mais agradável, típico do inverno nordestino. Para se ter uma ideia, a temperatura dificilmente fica abaixo dos 24 graus por lá. Praias como Pontal, Engenhoca e Camboinha são as mais indicadas para a pratica do esporte em Itacaré. A dica para quem for para lá é levar uma vest simples, pois vez ou outra o vento sul, geralmente mais frio, contrasta um pouco com o clima do mar local.

Foto: Getty Images


Ubatuba

Em Ubatuba, que fica no extremo litoral norte de São Paulo, já próxima à divisa com o Rio de Janeiro, há diversas opções de locais para a pratica do esporte. Praias como Itamabuca, Vermelhinha, Praia Grande, Toninhas e Prumirim oferecem características distintas, que nunca deixam os surfistas na mão. Nesta época do ano, a temperatura do mar gira em torno dos 23 graus e o céu é mais ensolarado do que costuma ser em outros endereços do litoral paulista.

Ilha Grande

Com mais de 80 praias, Ilha Grande é um destino que atrai gente do mundo todo por suas belezas naturais e surfistas de diversos cantos do país pelas suas ondas. Situada no litoral sul do Rio de Janeiro, a ilha conta com três praias bastante procuradas pelos praticantes do surf: Lopes Mendes, Santo Antônio e Aventureiro. Por coincidência, as três estão entre as praias mais lindas de Ilha Grande. Estes redutos aliam paisagens paradisíacas, tranquilidade, ondas médias a grandes e, nesta época do ano, pouca gente no mar.


Atualizado em 6 Set 2011.