Compras
Por Redação Guia da Semana

Sparring pessoal

Com a mobilidade de uma aula particular, o personal fight promete um treinamento individualizado que tonifica o corpo e ainda desenvolve técnicas de luta.


Fotos: divulgação/ Pretorian

Nos intervalos de gravação de Velozes e Furiosos 5, Vin Diesel e Paul Walker fizeram uma aula com Chico Salgado

O que Wagner Moura, Vin Diesel, Fernanda Paes Leme e Junior Lima têm em comum? Tirando o fato de povoarem o mundo das celebridades, todos já recorreram às aulas do profissional de educação física Francisco Salgado que, sob a alcunha de personal fight, traz à tona a vontade de se exercitar mesclando as artes marciais de uma maneira funcional e instigante, com resultados aparentes em um curto espaço de tempo e sem apelar para a agressividade do esporte de contato.

Origem

O novo conceito de atividade particular surgiu no grupo que o professor instruía. "O jiu-jitsu sempre foi a minha praia porque era uma luta completa e trabalhava quase todos os agrupamentos musculares. Depois das aulas, algumas pessoas pediam lições extras, como forma de intensificar o treinamento e solucionar as dúvidas", explica.

Como a procura foi aumentando, o professor resolveu iniciar aulas particulares, semelhantes ao método utilizado pelo personal trainer. A única diferença é que, entre as prioridades das atividades, a luta é a principal, com o uso da sua dinâmica para trabalhar os agrupamentos musculares, ao mesmo tempo em que desenvolve um pouco de diversas técnicas de combate.


Fernanda Paes Leme nas aulas ministradas pelo personal fight

De indicação em indicação, Salgado foi largando aos poucos as extensas turmas para ensinar o MMA ( Mixed Marcial Arts), que envolve boxe, jiu-jitsu, judô e defesa pessoal, de maneira particular, sem restrição de idade, sexo ou condição física. Nas aulas, que duram até 1h20, elásticos, medicine ball, manoplas e outros objetos funcionais são utilizados, mas sem deixar de lado o que mais interessa. "Brincamos, mas sempre com as proteções devidas. Garanto que é mais fácil se machucar em uma pelada com os amigos do que em um treino de vale-tudo sob a minha supervisão", aponta.

Longe da rotina

A atividade caiu no gosto popular, principalmente no mundo das celebridades. Atualmente, Chico Salgado dá uma média de 40 a 45 por semana, ocupando até 12 horas do seu dia. Na carteira de alunos, Bruno Gagliasso, Wagner Moura, Marcelo Serrado, Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Fernanda Paes Leme, Thiago Martins, Caio Junqueira, André Ramiro, Ângelo Paes Leme e Junior Lima. Além disso, recentemente, o personal ensinou alguns golpes para Vin Diesel e Paul Walker, que estiveram no país para as filmagens de Velozes e Furiosos 5.


"O treinamento de Wagner Moura é mais voltado para o jiu-jistu e M.M.A", aponta Chico Salgado

A mobilidade de uma aula personalizada ajuda a prática a não cair no marasmo. "Eu já fiz uma atividade dentro do Parque Laje e no Jardim Botânico. Certa vez, especificamente, levei os equipamentos necessários e fui remando com o aluno a uma ilha na barra da Tijuca. Ele achou que era uma brincadeira mas, quando chegamos lá, não queria mais ir embora", relembra.

Devido ao sucesso, o professor está elaborando um projeto junto ao lado dos irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro) que já faz sucesso no exterior. A proposta é trabalhar com um público diferenciado que normalmente tem preconceito contra o MMA, como empresários, celebridades, mulheres, crianças e idosos. O Centro de Treinamento dos Irmãos Nogueira (no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro) entraria com a estrutura e disponibilizaria um horário especial somente para esse público. "Vamos trabalhar com o público que não é casca-grossa. Desde já desafio qualquer um a conhecer as atividades, que desenvolvem muito mais a parte técnica e física do MMA", compromete-se. E aí, você vai encarar?

Serviço:
CT Irmãos Nogueira
Endereço: Rua São Francisco de Assis, 486 - Recreio dos Bandeirante
Telefone: (21) 3281-6020

Atualizado em 10 Abr 2012.