Compras
Por Edson Castro

SOS Compras Online

Confira algumas dicas para não acabar se dando mal ao fazer compras usando a internet.

Não entre em pânico. Comprar online é fácil. (Frederick Dennsted)

Por Edson Castro

Dá para confiar? Será que o produto vai chegar na data prevista? Vão tomar conta dos meus dados do cartão? E se vier com defeito, dá para trocar? São apenas algumas das dúvidas que o usuário tem na hora de fazer uma compra via internet, mas estudos recentes provaram que o preconceito com as compras na rede diminuíram e muito. O Ibope divulgou (quando?) um estudo que revela que 96% dos 74 milhões de internautas brasileiros já fizeram alguma compra virtual, fazendo com que o Brasil se estabeleça como o terceiro país onde se faz mais compras pela internet.

Mesmo assim, não faltam recomendações na hora de fazer sua compra online. Confira alguns aspectos que você deve levar em conta na hora de fazer sua compra pela rede.

Assim como na vida real, o mundo virtual está repleto de lojas que vendem o mesmo produto. Fique sempre ligado para não sai comprando a primeira grande promoção que aparecer - alguns minutos de pesquisa podem render uma boa economia em sua compra.

Além do preço, a pesquisa serve para a sua segurança. Nem sempre achamos aquele produto legal em um grande site de vendas, mas acabamos indo parar em um menor. A loja é confiável? As entregas chegam em dia? Os produtos são de boa qualidade? Alguns minutos de pesquisa podem evitar muitas dores de cabeça no futuro.

Frete

Continua depois da publicidade

Achou aquele produto em promoção, mas na hora de fechar a compra o valor está maior do que o previsto? Cuidado com o frete. Dependendo de onde você more o valor varia, e bastante. Para se baratear o custo dá para pedir a opção de entrega normal, que demora um pouco mais, mas custa menos que a expressa.

Trocas e desistências

Esteja por dentro da política de trocas e desistências da empresa, já que as lojas não são obrigadas a trocar produtos por erro de tamanho, mas sim por defeitos de qualidade, problema ainda mais sensível com produtos eletrônicos.

Uma boa ideia é sempre imprimir seu pedido, anotar seu protocolo e, claro, exigir a nota fiscal. Além de lhe dar crédito na hora de reclamar por uma trocar, a nota garante que o produto não foi roubado.

Desconfie sempre

Recebeu um e-mail de um site que você nunca entrou antes com uma oferta? Surgiu uma oferta milagrosa com aquele tablet ou telefone por um preço surpreendente? Desconfie!

Verifique se a loja online é regulada pelos órgãos de segurança do comércio eletrônico do país. Procure ficar por dentro da política de privacidade da empresa e o que ela irá fazer com seus dados. Outra grande dica é evitar instalar qualquer programa desconhecido na sua máquina.

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.