Com um trajetória que soma dezenas de títulos de beleza, aos 20 anos ganhou o concurso que mudou sua carreira. Em 1982, a morena foi eleita Miss São Paulo e no mesmo ano ganhou o segundo lugar no Miss Brasil. Daí em diante não parou. Conquistou seu espaço na TV ao participar de programas matinais no qual dava dicas de saúde, beleza, exercícios e isso tudo rendeu bons frutos como DVDs de suas aulas e um livro publicado sobre saúde e bem estar.
Confira o bate papo que o Guia da Semana teve com essa multifacetada mulher e descubra como Solange se organiza no dia a dia e arranja tempo para se divertir e cultivar suas curvas em dia quase aos cinquenta anos.
Guia da Semana: Quantas vezes você malha por semana?
Solange Frazão: Cinco dias por semana, de segunda a sexta. No meu caso não sigo horas, mas sim os treinos. Dá cerca de uma hora, uma hora e meia, depende do dia e do treino. De terça e quinta é um circuito mais curto; segunda, quarta e sexta é mais longo já que corro e faço esteira. Meu treino é bem elaborado e especial para o meu tipo físico.
Guia da Semana: Como faz para dividir o tempo entre trabalho, família, malhação?
Solange: Eu tenho uma agenda, sou bem rigorosa com horários. Nós mulheres de hoje em dia temos que dividir o dia e dar conta de tudo, portanto nada melhor que uma agenda do qual sigamos a risca os afazeres. Entre segunda e sexta, dias normais, eu vou a academia bem cedo. Levanto 6h, fico até umas 8h por lá e depois começo meu dia. Depois vou até o escritório, resolvo algumas coisas, almoço na minha casa, faço questão de ir até lá comer diariamente. Na parte da tarde, às vezes gravo um programa ou faço fotos, alguns trabalhos. Mas, acima de tudo, minha família é a prioridade. Procuro estabelecer uma rotina normal, os levo de manhã para a escola, comemos juntos, faço questão de ser presente. Estou envolvida o dia todo em milhares de coisas, mas se um filho meu me chama eu largo tudo e corro pra ele. Além de tudo preciso me preocupar em manter minha forma e seguir o trabalho que comecei, servindo de referência para tantas pessoas.
Guia da Semana: Quais as maiores dificuldades para manter um corpo escultural como o seu?
Solange: Eu não tenho uma dificuldade imensa. Tudo é uma questão de disciplina. Faço esse trabalho comigo desde sempre. Nessa fase que estou hoje, aos 48 anos, tenho alguns problemas próprios da idade com queda de hormônio, mas estou fazendo um trabalho ortomolecular que está me fazendo muito bem. Mas preciso ter meu horário de lazer, minha família, o namorado. E a qualidade de vida cada um de nós é quem faz e devemos fazê-la de forma equilibrada. Amo meu trabalho, mas acima de tudo eu me amo também e então reservo tempo para ir ao cinema, namorar, tento levar uma vida bem gostosa, por conta da minha saúde e idade.
Guia da Semana: Como é a sua alimentação no dia a dia?
Solange: Já virou um hábito na minha vida comer bem. Ela é bem saudável, sou muito natureba, tudo voltado para o lado do integral, muita fruta, legumes, verdura, grelhados. Em casa não entra açúcar refinado, gordura, fritura, óleo... passamos longe disso. Não compro bolacha, por exemplo, e tomo conta de tudo mesmo, sou bem rígida nesse ponto. Isso porque ninguém faz por nós, então cabe a cada um cuidar do que é melhor para si. No meu caso, a alimentação é fundamental. Meus filhos até brincam e falam: "Mãe, queremos comida normal", mas eles gostam de tudo também e é uma questão de hábito.
Foto: Divulgação
Solange realiza aulas e palestras em eventos específicos
Guia da Semana: Você se priva de comer algo?
Solange: Não privo, evito. Às vezes gosto de comer uma pizza, tomar um sorvete, uma torta, mas eu procuro evitar. Costumo deixar o domingo "solto" para fazer essas coisas. Vou muito em eventos sociais e não como nada, vou a um casamento também não como, as pessoas, acho eu, nem me convidam porque devem me achar uma má companhia (risos). Mas para não ser chata acabo me liberando no domingo. Meu namorado me chama para comer uma pizza e eu vou, mas já tento ver algo integral, uma alternativa mais light. Eu criei isso na minha vida, então tenho que ir até o fim.
Guia da Semana: Quando exagera na alimentação, o que faz no dia seguinte?
Solange: A lei da compensação é bem injusta, não é como pensam. Ela funciona de organismo para organismo. Para algumas pessoas vale mesmo a pena pegar mais pesado uns dois ou três dias. Para outras não, é um processo mais lento. A idade influencia muito. Para mulheres da minha idade a coisa já é mais complicada, tudo fica mais difícil. Nessa fase o metabolismo fica mais lento mesmo. Portanto, as mulheres de mais idade não devem chutar o balde. Evitem o que puder mesmo! Eu prefiro pegar mais leve na alimentação do que ter de correr atrás depois. Normalmente não tenho essa preocupação. Quem acha que exagerou um dia antes, invista no aeróbico, uma esteira que faz 40 minutos, faça 50, mas nada de exagero.
Guia da Semana: As dicas de beleza mostradas nas revistas dão mesmo resultado?
Solange: Nem posso dar muito opinião porque sou muito crítica com isso tudo. O exercício é para ser feito diariamente, não uma coisa hoje não vou, amanhã vou. Essas dietas radicais de 'perca peso em uma semana', acho perigosas, não fazem bem para a saúde. Existem tantas formas de se fazer um trabalho mais efetivo. Essa história de eliminar carboidrato perde mesmo peso de uma forma mais rápida. Mas ao mesmo tempo em que se queima a massa magra, o que não é nada interessante, causa uma agressão ao corpo com essa história de passar fome. Depois quando termina, a pessoa volta a comer o dobro do que já comia. Nós devemos trabalhar cérebro, corpo e alma, tudo junto. Ao invés de querer perder 10, 20 quilos por mês, opte por menos quilos com saúde e disciplina.
Guia da Semana: Algumas pessoas não gostam de academia e aparelhos de ginástica. Qual sua dica para elas?
Solange: Academia não é lazer, é um exercício programado. O meu segredo é a musculação e o exercício aeróbico. É uma coisa simples, todos os dias uma corrida leve de 30 minutos. No meu caso, a combinação dos dois é implacável. Tem gente que não gosta de esteira, bicicleta, etc. Mas a academia é um lugar onde a pessoa consegue rapidamente fazer um trabalho, que fora levaria o dobro de tempo. Elas existem para que a pessoa ganhe mais tempo. Eu prefiro fazer em uma hora meu exercício, do que em três se fosse na rua, além do perigo que é hoje em dia. Além disso, as atividades previnem doenças e a qualidade de vida melhora.
Foto: Divulgação
Em uma sessão de fotos avaliando o resultado do trabalho
Guia da Semana: Quais os seus cuidados com a estética?
Solange: Toda sexta-feira vou a uma clinica, faço tratamento no rosto, com laser, drenagem, cabelo, unha, tudo de uma vez. É um dia que tiro para mim. Além disso vou ao médico e dentista, deixo tudo isso para sexta. Toda mulher pode e deve se dar esse direito. Por conta de trabalho, horários limitados, elas não conseguem de segunda a sexta, então vá ao sábado. É um presentinho que nos damos a nós mesmas, faz muito bem e dá um resultado ótimo.
Guia da Semana: Qual o treinamento ideal para uma mulher acima dos 40 anos?
Solange: Musculação, não existe outro melhor. Além disso, um exercício aeróbico. Uma caminhada pelo quarteirão, uma andada de bicicleta, a esteira para quem consegue fazer uma academia, já valem muito. Além disso evitar comidas que possam fazer mal como frituras, gorduras, muita massa. Opte por uma alimentação mais saudável. Dá pra ser tão criativa na cozinha, basta querer. Juntando tudo isso, qualquer mulher pode ter qualidade de vida boa.
Guia da Semana: Você é mãe de três filhos. Qual o truque para uma mulher logo após o parto voltar a ficar em forma?
Solange: Tudo depende de cada uma, é bem individual esse processo. Mas todas, logo após o parto, podem optar por trabalhos na água. Com ele a mulher não força impactos, existe uma série de benefícios. Para pós gestantes voltarem à musculação é um trabalho complicado. Cerca de três ou quatro meses depois, começar com uma esteira, em um processo bem tranquilo, já que o bebê novo dá muito trabalho, requer muita atenção e principalmente cuidado. As mães podem ir com calma.