Compras
Por Redação Guia da Semana

Queimei a largada!

Perguntamos aos usuários do Guia da Semana o que eles fazem para curar a temida ressaca de carnaval. Veja o que é considerado mito e verdade entre as sugestões.

Foto: Thinkstok

Além de processar o próprio álcool, o corpo tem que lidar com os efeitos de uma noite anterior longa e agitada

Com o carnaval se aproximando, já começam os preparativos para a diversão. Depois das bebidas de várias cores e tipos, quem chega é a inevitável ressaca. A quarta-feira de cinzas para uns pode ser de recesso, para outros, que acordam em um lugar onde nem se lembram como chegaram, a hora de se recuperar de um gigantesco porre. Você provavelmente já passou por isso - e possivelmente passará, novamente.

Para amenizar o estrago, alguns tomam um banho frio, outros "um antes e um depois". Há até quem tome mais uma dose. Cada um tem sua fórmula pessoal de recuperação. Mas entre mandingas, manias e tradições, o que será que realmente funciona? Consultamos a nutricionista Fernanda Machado Soares que desvendou o que é mito e verdade sobre as receitas caseiras que usuários do Guia da Semana indicaram. Confira!

Ai, minha cabeça!

Raros são os que nunca passaram pela provação de uma grande ressaca. Alguns porque bebem demais, outros porque bebem mal, não abandonando o fato de que encarar a garrafa com o estômago vazio, misturando bebidas e ultrapassando seu limite pessoal é uma cilada.

Paixão nacional, a cerveja é a mais procurada durante a folia. "Para os amantes do carnaval que apreciam a cerveja, o ideal é beber 400 a 500ml de água entre uma latinha e outra. Assim a digestão do álcool é facilitada e a probabilidade de desenvolver uma ressaca é menor", aconselha Fernanda Machado.

Antes
- Comidas leves e uma colher de azeite antes de começar a beber ajudam a diminuir a absorção do álcool pelo estômago.

- Observe como são feitas as bebidas misturadas. Alguns comerciantes usam destilados caseiros, que podem estar contaminados por metanol, disfarçados em garrafas de marcas conhecidas.

Durante
- Procure não ficar de estômago vazio enquanto bebe. Belisque alguns petiscos leves, sem exagero.

- Nada de matar a sede com cerveja. Na roda de amigos, alterne a bebedeira com bastante água ou sucos.

Depois
- Água continua sendo a melhor solução, pois ajuda a hidratar o corpo e eliminar o álcool do sangue.

- Para a dor de cabeça, evite analgésicos à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina) que irritam ainda mais o estômago (já castigado). Os que contêm paracetamol (Tylenol) ou dipirona (Novalgina) são menos prejudiciais.

- Evite exercícios físicos pesados - o corpo já está bastante desidratado.

Causa

Durante a ressaca, além de processar o próprio álcool e outras substâncias presentes nas bebidas, o corpo ainda tem que lidar com os efeitos de uma provável noite anterior longa e agitada. Os sintomas comuns são dores de cabeça, dificuldade de se concentrar, mau humor e irritabilidade, além de problemas digestivos como náuseas e vômitos.

Ainda é necessário contar com os efeitos psicológicos, sejam relacionados aos motivos que o conduziram a beber desse jeito ou à lembrança do que você fez sob o efeito do álcool ou, ainda, pela consciência do estado em que você se encontra na hora que acordou.

E agora?

Veja as dicas que os usuários do Guia da Semana deram para aqueles que beberam demais e estão no "bode" do dia seguinte e o que realmente funciona, ou não, para amenizar o estrago. Lembrando que consultar um profissional antes de experimentar qualquer procedimento é sempre o mais ideal em casos extremos. E nunca beba se for dirigir.

"Uma Coca-Cola pra dentro antes de dormir. Se acordar estragado, capriche um X-tudo (com direito a bacon, ovos, maionese e um alface pra dar uma quebrada) com suco de laranja"
MITO - A Coca-Cola irá acelerar o organismo, podendo complicar o sono, resultando em uma noite mal dormida e consequente baixa de imunidade. Quanto ao café da manhã, a melhor opção são cereais, frutas e iogurte. Algo mais leve e rico em nutrientes.

"Engov antes, e Engov depois"
VERDADE - Proteger o fígado nunca é ruim. Os medicamentos mais indicados são os que contêm silimarina, como o Silimalon, que auxilia na desintoxicação do organismo.

"Beber mais no outro dia"
MITO - O indicado é beber bastante água.

"Chá de boldo"
VERDADE - Ótimo para má digestão e indisposição.

"Ficar no sol"
MITO - O sol ajuda a despertar, devido ao ciclo circadiano. No entanto, o exagero pode levar à baixa de imunidade.

"Suco de melão"
VERDADE - Rico em água, frutose e outros nutrientes. Muito bom para quem deseja ter um carnaval com disposição.

Tomar um café em jejum e manter com doses durante o dia"
MITO - Café em jejum pode prejudicar a mucosa gástrica de alguns indivíduos. O ideal é não exceder quatro xícaras de café fresco ao dia.

"Intercalar o álcool com água"
VERDADE - Reduz o efeito tóxico do álcool e, consequentemente, a desidratação orgânica.

"Acordar e comer uma maça"
MITO - A maçã contem ácido málico, que abre o apetite e acentua o sono. O ideal é comer a maçã antes de ir dormir.

"Um misto quente, uma coca e dois shots de Epocler"
VERDADE - Para alguns pode funcionar. Mas é bastante calórico.

"Comer um doce enquanto bebe"
MITO - Isso pode provocar enjoo em algumas pessoas. O ideal é comer algum alimento de sal e com alguma gordura saudável antes de começar a beber, tal como uma focaccia com azeite extra-virgem.

"Um bom suco de laranja com beterraba, cenoura e couve. Deve ser bem gelado"
VERDADE - Excelente opção pela manhã.

"Passar o dia a base de água de coco e isotônicos"
MITO - A água de coco e outros isotônicos contêm sais que podem comprometer a pressão arterial. Portanto, se quiser, basta um coco ao dia - e deixe os isotônicos para os atletas.

"Tomar um suco verde, geralmente de couve com limão, mas fica bom misturar laranja junto"
VERDADE - Ótima opção.

"Uma lata de Coca-Cola e comer alguma coisa salgada. De manhã, um pão de queijo e no almoço, um prato de arroz, feijão e bife. Quando chegar da balada, tome um combo de remédios: para dor de cabeça, estomago e fígado"
MITO - O bom café da manhã tem que ter frutas (Exemplo: 1 copo de iogurte light + 1/2 fatia de mamão). O almoço com arroz, feijão, bife e salada é uma boa opção se for em pequenas quantidades. Não ficar mais que três horas sem se alimentar. E quanto a volta das baladas, uma maçã com uma xícara de chá de hortelã fazem o papel de um combo de remédios.

Veja como se tornar um folião saudável e em forma no carnaval!

Colaborou:

Dra. Fernanda Machado Soares
www.fernanda-machado.com

Atualizado em 10 Abr 2012.