Moderninha, clássica, esportista, descolada. Independentemente do seu estilo, os óculos de sol são itens indispensáveis não só para compor o visual, mas também para proteger os olhos contra os raios solares. Além disso, eles quebram um super galho quando você vai pegar estrada ou praticar alguma atividade física a céu aberto em dias muito claros. Por esses motivos, a escolha desse acessório exige muito cuidado e critério.
"Os óculos não são somente artigos de moda. Hoje eles são necessários. Pensa-se em proteger a pele, os cabelos, mas não os olhos. Assim, qualidade de lente é importantíssima", afirma o esteta ótico Miguel Giannini. Por isso, segundo ele, esse item nunca deve ser comprado em camelôs, pois esses locais não oferecem qualidade ótica. "É melhor usar um boné do que um óculos que não vai proteger", completa.
Giannini explica que a cor não influencia na proteção, entretanto, algumas tonalidades mais ousadas não são tão eficientes contra os raios solares. "Para ter 100% de proteção, não é necessário ter lentes muito escuras. Para climas tropicais, gosto muito do fumê azulado e do verde escuro. O que é estético, mas não protege muito, são as cores cosméticas, como azul e rosa. O correto mesmo é usar o fumê, o marrom e o verde", diz.
Com a sua cara
Foto: Getty Images
A escolha do modelo deve sempre estar de acordo com a personalidade da pessoa
Em relação à moda, para o especialista, hoje tudo pode ser usado, desde que haja uma identificação com o modelo escolhido. "Temos que fazer com que essa moldura do olhar vá ao encontro do nosso perfil. O óculos é muito visado, pois em uma conversa existe o olho no olho. Então, não se deve seguir somente a moda se ela não diz nada a você ou não condiz com seu equilíbrio facial", assegura.
Quando o modelo possui algum grau e for feito para uma temporada, os cuidados devem ser redobrados, pois esse objeto será usado em diferentes ambientes. "Deve ser um modelo integrante, que possa ser usado nas quatro estações. Esse tipo de óculos tem que ter a flexibilidade para ser usado na piscina, no shopping, na rua. Não deve ser algo que roube a cena e nem que seja esporte demais", afirma.
Em harmonia
Foto: Getty Images
O óculos deve estar centralizado para não alcançar maçã do rosto e nem a franja
Na hora de escolher o estilo, o formato do rosto também deve ser respeitado. De acordo com o designer ótico Francisco Ventura, as faces mais redondas pedem formas geográficas. Já as quadradas combinam com formas arredondas. "Quem tem um rosto oval pode ousar mais e investir em um aviador ou em algo mais chamativo. Os triangulares, por sua fez, combinam com modelos cuja ponte é mais alta, pois dão a impressão de preenchimento", explica.
Ventura também diz que se o modelo é grande na parte inferior não deve encostar na maçã do rosto. Já se tiver a parte superior maior, o indicado é que não alcance a franja para não amassá-la. É preciso também ficar atenta aos modelos com curvatura acentuada, pois devem fechar a lateral da têmpora como uma luva e não devem ser largos e nem apertados demais. Para harmonizar o rosto, tanto os grandes quanto os pequenos devem ficar apoiados na base do nariz.
Com todas essas dicas, é só usar o bom-senso para combinar o óculos com a roupa. Segundo Ventura, o ideal é evitar muita informação e optar por um modelo com no máximo três cores. Já no dia a dia, é interessante apostar em tonalidades clássicas nobres para poder combinar com diversos ambientes e ocasiões. "As mulheres podem abusar nos tons mais neutros, como vinho e nude. Cores cítricas, como verde e acabamento em turquesa, estão super em alta e são a cara do verão", afirma.
Serviços
Tecnol (Fórum e Kipling)
SAC: 0800 703 9444
Sorel (Jean Monnier e Pierre Cardin)
SAC: 0800 703 9448
Imaginarium
SAC: (11) 3034-1051
Marisa
SAC:
Capitais:
4004-2211
Demais localidades
0800-728-1122
Luxottica
SAC: (11) 40038225
Olympikus
SAC: 0800 728 2010
Confira as dicas de óculos masculinos para presentear seu namorado