Se você usa óculos e pensa que não precisa caprichar no make dos olhos, pois as lentes os escondem, enganou-se. As especialistas em maquiagem são unânimes em afirmar que o olhar é o ponto mais importante de uma comunicação e, portanto, deve ser realçado sempre. E isso também é extremamente válido para quem tem algum tipo de problema ocular. Quem possui miopia, por exemplo, usa lentes corretivas que produzem um efeito óptico que faz com que os olhos pareçam menores. Já quem é hipermétrope sofre o efeito contrário. Uma boa máscara de cílios aliada a cores certas pode produzir um efeito transformador e valorizar ainda mais a sua beleza.
Para Natália Antunes, consultora oficial de maquiagem da Lumi Cosméticos, o primeiro passo para arrasar no make-up é identificar qual é o seu distúrbio de visão, porque isso determina quais tonalidades são mais adequadas. "Quem tem hipermetropia deve usar uma maquiagem que diminua um pouco o olhar. Já quem é míope deve ampliá-lo", explica.
A especialista ainda diz as hipermétropes devem evitar tons brilhantes, pois isso aumenta os olhos. Essas pessoas devem preferir os tons pastéis e marrons e esfumar bem, para levantar o olhar sem destacá-lo muito. Já as míopes podem apostar no brilho, em um lápis escuro na parte por fora da região inferior em uma boa máscara de cílios.
Escolha certa
Foto: Divulgação
Outra dica da consultora é para o momento da compra da armação. "Quando a pessoa for escolher os óculos deve se maquiar do jeito que está acostumada, pois isso vai ajudar na decisão", aconselha. Também é indicado um modelo que fique abaixo da sobrancelha para não escondê-la. Além disso, é importante sempre maquiá-la, mas nunca com lápis preto, pois ele deixa o olhar pesado e envelhece. Tons marrons e cinzas são as melhores opções. Já as sombras também dependem do tom da pele e da cor dos olhos. Quem tem olho azul, por exemplo, deve investir em verde, rosa e salmão. Neste caso, o azul não deve ser utilizado, pois fica muito carregado. Já quem tem olhos escuros pode abusar no colorido.
Para não errar, a maquiadora oficial do Liceu de Maquiagem, Vanessa Rozan, diz que tons marrons e bronze sempre ficam bonitos e são apostas certas. "O marrom é o pretinho básico da maquiagem, combina com tudo, com qualquer roupa e com qualquer ocasião", afirma. Segundo Vanessa, as cores das sombras não precisam combinar com a armação. "Eu prefiro combinações mais inusitadas, senão ficam muito óbvias", diz. "É preciso se divertir com os óculos e com a maquiagem. Pensar em uma coisa nova a cada dia", completa.
Outro ponto importante é ficar atenta ao restante do rosto. Como o destaque está nos olhos, o blush e o batom podem ser um pouco mais leves do que o normal, para não deixar a aparência muito carregada. Um pó bronzeador pode ser uma boa opção. De acordo com a consultora da Lumi, as mulheres que têm muitas marcas de expressão não devem usar blush liquido, pois esse tipo de produto acentua essas imperfeições. Já quem tem a pele muito clara deve evitar usar tons muito avermelhados nas bochechas e preferir matizes alaranjados. Quem tem a pele mais escura, por sua vez, pode optar pelo vermelho ou pelo bronze.
Novas tecnologias
Foto: Getty Images
Muitas mulheres acreditam que maquiagem e óculos não combinam, já que as lentes causam certo incômodo e, assim, podem estragar a pintura dos olhos. Mas hoje já existem produtos de longa duração e à prova d'água que impedem borrões e fazem com que o make fique perfeito até o final do dia. Quase todas as marcas internacionais já desenvolveram uma linha de produtos primers, que prolongam o efeito da maquiagem e preparam a pele. No Brasil, a Sombra Mousse Glamour da Lumi (R$ 14,00) pode ser uma boa opção, pois é à prova d'água, não borra e tem longa duração. A marca também oferece uma máscara para cílios à prova d'àgua (R$ 10,00). A Contém 1g também possui um primer facial desenvolvido para ser aplicado antes da maquiagem.
Veja quais são as dicas de maquiagem da consultora da Lumi Cosméticos |
Para quem é míope: As lentescorretivas produzem efeito óptico que deixa os olhos menores. O ideal é utilizar maquiagem de forma que os olhos pareçam maiores, mais largos. Para quem é hipermétrope: As lentes corretivas aumentam os olhos. Prefira os tons pastéis. Esfumace bem e cuide para que os cílios fiquem bem separados após a aplicação da máscara para cílios. Olhos azuis: Utilize tons verdes, rosa e salmão. Evite armações de aço. Olhos verdes: Cores terra e suaves. Tons castanhos, dourados, acobreados e rosados. Olhos castanhos claros: Destacá-los com cores marrom, castanho e dourado. Olhos castanhos escuros: Utilize tons rosa e azul brilhante. Olhos pretos: Utilizar tons fúcsia, rosa, azul brilhante. Nada de cinza, pois enfraquece o olhar. |