Compras
Por Redação Guia da Semana

Pele de seda

Dermatologista dá dicas de limpezas e aconselha produtos para quem tem problemas com pele oleosa.

Foto: Getty Images


Há sempre aquele rosto que precisa de um lenço de papel, uma lavadinha para refrescar, um retoque do pó compacto. Em algumas mulheres, a maquilagem não fixa e nunca chega no fim do dia intacta.

Quem tem pele oleosa pode não ter muita vontade de tratá-la, pois a maioria dos cremes acaba piorando a sensação de oleosidade e de brilho excessivo. Isto não quer dizer que a pele oleosa não possa ser muito bem cuidada, para tornar-se linda, refinada, de poros fechados e lisinha, de maneira simples e descomplicada.

Uma boa limpeza:

A limpeza diária bem feita, de manhã e a noite, é muito importante para eliminar o aspecto abatido, com poros dilatados, bolinhas de gordura e até espinhas. Use os demaquilantes em leite ou óleo adequados para retirar a difícil maquilagem dos olhos e base, caso precise.Em seguida, lave com sabonete líquido ou em barra, especial para pele oleosa. Esqueça os sabonetes fraquinhos, neutros, do tipo hidratante ou suave. O que você precisa mesmo é um sabonete forte e eficiente que limpe em profundidade. Escolha os que são à base de ácido salicílico ou piroctone olamina. Há também os derivados do enxofre. Em seguida passe para o passo seguinte: o adstringente.

Complemente com adstringente:

Arma indispensável e poderosa contra a oleosidade excessiva, não tenha medo das loções hidroalcoólicas. Use adstringentes à base de ácido salicílico, sulfacetamida, enxofre, alfahidróxiácidos (AHA). Passe firmemente com algodão em todo o rosto, de manhã e a noite, logo após o sabonete. O algodão sai até escuro, pois os adstringentes removem a sujeira, poluição e gordura depositado no fundo dos poros.

Hidratação levíssima que protege

Os hidratantes especiais para pele oleosa, ao invés de engordurarem a pele, podem contribuir para sua normalização, especialmente se forem finos, em gel ou loção oil free. Melhor ainda se possuir filtro solar para o dia a dia (FPS 6 a 15), ácidos de frutas, alfahidróxiácidos, vitamina C e antirradicais livres.

Maquilagem que realça e não borra

Se você gosta de maquilagem, use à vontade, pois ajuda a proteger a pele e sempre dá um realce especial. Escolha os produtos certos: base líquida oil free, corretivo para olheiras seco em bastão, pó facial solto ou compacto na cor translúcida (indispensável para fixar a maquilagem), blush e sombras sempre em pó (nunca em cremes). Cuidado com os lápis de olhos, pois derretem e borram. Prefira os delineadores ou sombras em pó marrom ou cinza escuro aplicadas com pincel fininho levemente umedecido, como se fosse delineador. Rímel deve ser à prova d'água para que permaneça o dia todo, sem borrar. Batons de acabamento seco (mate) são perfeitos, mas se quiser pode usar brilhos também.

Noite para refinar para eles e elas

A noite é mágica para usar substâncias capazes de refinar os poros, diminuir a oleosidade e revitalizar sua pele, transformando-a como seda. Após a limpeza e o adstringente, escolha entre as duas vedetes para pele oleosa: ácido glicólico e vitamina C. Também há gel ou creme leve de ácido glicólico, que pode ser usado em dias alternados com seruns potentes de Vitamina C, que agem em todo o rosto e também na delicada área dos olhos.

Se optar por acompanhamento com dermatologista, você poderá usar fórmulas de ácido retinóico uma semana por mês, refinando sensivelmente os poros. Além disso, sempre poderá pensar na possibilidade de usar o medicamento via oral, chamado isotretinoina que faz uma enorme diferença na pele oleosa, tornando-a praticamente normal. É um excelente tratamento, mas deve ser feito sob estrito controle médico dermatológico.

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: Bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil: Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: clinicaligiakogos@clinicaligiakogos.com.br


Atualizado em 10 Abr 2012.