Compras
Por Redação Guia da Semana

Os 70s, a textura e a moda

Tendência para a primavera/verão 2011 é revisitar a década da libertação.

Em épocas de semana de moda, o mundo fashion fica ligadíssimo em blogs, sites e twitters para saber o mais rápido possível o que estar na moda na estação seguinte. É praticamente uma maratona para conseguir a melhor foto da fashionista da primeira fila, para tuitar antes o look preferido do desfile, reclamar das críticas de quem posta opiniões em blogs e lamentar não ter a it bag do momento.

Mas o que fica de tudo isso? O que é aprovado pelo público? Há pouco tempo, uma das inspirações que estávamos vestindo vinha dos anos 80, exaltando não apenas as cores e formas, como a música, o cabelo e a maquiagem da Época. Para a primavera/verão 2011 do Hemisfério Norte pode-se dizer que uma das almas é a dos anos 70. Ela se faz presente na proliferação das estampas de flores. Os 70s foram os anos da libertação, de sentir a natureza, sentir uns aos outros, experimentar. E a moda agora deixa de ser apenas têxtil, para também ser tátil. Os tecidos têm toques distintos, e as estampas têm texturas, mesmo que sejam apenas visuais.

Há dois tipos de textura, visual e tátil. Textura visual é percebida através dos olhos, como uma foto que mostre o oceano. E textura tátil é tridimensional, percebida pelo toque - por exemplo, a pele de algum animal. Porém, para ser considerado textura, o objeto ou a imagem tem que obedecer a algumas regras como ter uniformidade, padrão de escala, profundidade, apresentar conformidade de cor. A textura faz parte da moda, e não apenas dos têxteis, como também das estampas e materiais usados nas roupas. Fácil notar a presença delas nos desfiles dessa temporada.

Prepare-se para ver muita textura nas vitrinas, das estampas aos tecidos com toques diferentes. Saiba mais sobre o assunto. Leia mais sobre forma e textura (em espanhol).

Atualizado em 10 Abr 2012.