Foto: Photocase.de |
A Copa Santander Libertadores 2009 está boa demais para os brasileiros. Apesar de sabermos que foi a Argentina que mais levantou taças no torneio (18 conquistas), ao que tudo indica algum time nacional será o campeão nesse ano. Seria a nossa 14ª conquista. Tudo porque os cinco brasileiros participantes se classificaram para a próxima fase em primeiro lugar de seus grupos, com exceção do Palmeiras, que ficou em segundo, atrás do pernambucano Sport.
De quebra, o Grêmio foi o melhor entre os primeiros colocados. Por isso, enquanto estiver na competição, decidirá no estádio Olímpico. Diga-se de passagem, é uma grande vantagem. Na partida que decidiu a classificação do Palmeiras, não faltou emoção. Bolas na trave, gols feitos desperdiçados, expulsão, sofrimento e uma "bomba" salvadora nos minutos finais. Golaço de Cleiton Xavier. Mesmo longe de ser aquele Luxemburgo dos últimos anos, o cara mostrou que ainda tem estrela. Basta saber se continuará brilhando. Falta no currículo de Luxa um título desse porte, por isso, é bom não duvidarem.
Em relação aos outros classificados, o São Paulo, mesmo longe de ser considerado um timaço, merece respeito. O tricolor é irritantemente efetivo com suas jogadas aéreas. Talvez falte um líder em campo, coma a ausência do Rogério Ceni. O Cruzeiro precisa mostrar agora que pode ir mais longe do que parece possível. Decidir no Mineirão será uma grande vantagem. Tem para mim, o melhor conjunto dos cinco no torneio. Mas nessa competição vence quem sabe jogar e não o melhor. Pés no chão Raposa.
Pela Copa do Brasil, uma das melhores equipes do Brasil atualmente, o Internacional, se classificou para as quartas-de-final, após golear por 3 a 0 o Náutico, em pleno Estádio dos Aflitos. Pela frente encontrará Flamengo ou Fortaleza que não saíram do zero a zero, em Volta Redonda. Outro que acredito que esteja classificado é o Coritiba, que derrotou o até então azarão CSA, em Alagoas, por 4x0. Vai esperar o vencedor do confronto entre Americano e Ponte que também não saíram do zero, em Campos.
Vamos para o outro lado da chave. No Barradão, deu Vitória. O clube baiano aproveitou da ressaca do Atlético MG que levou uma goleada de 5x0, na primeira final em Minas para o Cruzeiro e fez um belo placar para o jogo de volta, no Mineirão (3x0). Se não conseguir a virada, arrisco dizer que Leão será demitido do comando. O vencedor desse confronto encara o vencedor de Vasco ou Icasa.
Por fim, uma partida marcante. O Corinthians vinha de uma invencibilidade de 25 jogos. Mas na última quarta, não teve jeito. O algoz foi o Atlético PR, na Arena da Baixada. Mas poderia ter sido bem pior. Até os 42" da segunda etapa, o clube paulista perdia por 3x0, havia desperdiçado um pênalti e já não contava com Ronaldo em campo. Em cinco minutos, tudo mudou. Cristian de falta e Dentinho deram esperança para a partida de volta, no Pacaembu. Um simples 1x0 coloca o timão nas quartas. Alguém duvida?
Boa sorte a todos e depois eu comento sobre o que rolou.
Leia as colunas anteriores de Rodrigo Curty:
É do Brasil!
O novo dono da América
Pai de Primeira Viagem
O que faz: Jornalista e Radialista.
Pecado gastronômico: Coxinha de camarão do Bar Rebouças no Rio.
Melhor lugar do Brasil: Sem hipocrisia, mas difícil escolher apenas um.
Fale com ele: rodrigovcurty@yahoo.com.br ou acesse seu blog