Compras
Por Redação Guia da Semana

Não queime a largada

A redação do Guia da Semana ensina como se recuperar de uma noitada daquelas.

Foto: Getty Images


Depois da balada, a ressaca. É inevitável. Você já passou por isso e provavelmente vai passar de novo. Para amenizar o estrago, alguns tomam um banho frio, outros "um antes e um depois". Há até quem tome mais uma dose. Cada um tem sua fórmula pessoal de recuperação. Mas entre mandingas, manias e tradições, o que será que realmente funciona? Por isso, depois do nosso último happy hour, fomos atrás da nutricionista Claudette Luz, que analisou algumas estratégias para combater o day after, utilizadas pelo pessoal aqui da redação.

Thalita Battistin:"Chá de boldo sempre é bom. É horrível, mas cura qualquer dor de estômago, e por conseqüência, alivia a dor na cabeça."
Claudete: "O sabor é muito desagradável. Na hora que tomar pode ser que venha acontecer algum vômito, mas ajuda a dar uma amenizada nos danos feitos ao fígado".

Guilherme Treü: "Não tem segredo. A melhor coisa a fazer é abrir uma lata de cerveja gelada e mandar pra dentro. Manda a ressaca embora, traz a loucura de volta, para curtir ainda mais. Vale lembrar que isso não é indicado para um dia de trabalho."
Claudete: "Outra cerveja, uma desculpa para beber novamente. Para curar ressaca, aposte em líquidos como suco, água de coco, etc".

Carolina Tavares. "O Engov antes funciona bem, eu só nunca lembro de tomar o depois. Quando vou para a balada, não falta o Engov, e na bolsa, uma cartela de Plasil."
Claudete: "Remédios do tipo antes e depois têm efeito apenas para algumas pessoas. Plasil é para náuseas. Caso contrário, não há necessidade de tomar.

Leonardo Filomeno: "Por mais que todo mundo fale, não dá para intercalar álcool com água. Muito menos se conter quando está em um momento de curtição. O jeito é recorrer a coca, suco (glicose amiga) ou um belo pedaço de melancia."
Claudete: "Melancia é riquíssima em água e açúcar, uma ótima opção. De preferência bata no liquidificador com um pouco de água".

Denise Molinaro: "Suco de melão, tiro e queda, gelado e sem açúcar no dia seguinte acaba com a ressaca."
Claudete: "Maravilhoso e riquíssimo em água, além das vitaminas e minerais que a fruta contém. É uma ótima opção para o dia seguinte".

Thomaz Gomes: "Um misto quente, uma coca e dois shots de epocler!"
Claudete: "O problema são os frios, ricos em gordura. O fígado já foi atacado por causa da bebida. O que pode aliviar é o sal do presunto, mas não aconselho pelo fato da gordura. Coca-cola não mata a sede e o gás faz com que a pessoa fique arrotando. É interessante tomar enquanto está bebendo"".

Maraísa Bueno: "Um bom suco de laranja com beterraba, cenoura e couve. Deve ser bem gelado. Parece ruim, mas só se sente o gosto da laranja. Garanto, é ótimo pra acabar com aquela ressaca!"
Claudete: "Perfeito. Combinação de vitaminas ótimas. Se quiser acrescentar uma maçã, para adicionar fibra, é ainda melhor. Bom para quem não consegue comer e está com vomito e diarréia".


Antes

 Comidas leves e uma colher de azeite antes de começar a beber ajudam a diminuir a absorção do álcool pelo estômago.

 Observe como são feitas as bebidas misturadas. Alguns comerciantes usam destilados caseiros, que podem estar contaminados por metanol, disfarçados em garrafas de marcas conhecidas.

Durante

 Procure não ficar de estômago vazio enquanto bebe. Belisque alguns petiscos leves, sem exagero.

 Nada de matar a sede com cerveja. Na roda de amigos, alterne a bebedeira com bastante água ou sucos.

Depois

 Água continua sendo a melhor solução, pois ajuda a hidratar o corpo e eliminar o álcool do sangue..

 Para a dor de cabeça, evite analgésicos à base de ácido acetilsalicílico (como a aspirina) que irritam ainda mais o estômago (já castigado). Os que contêm paracetamol (Tylenol) ou dipirona (Novalgina) são menos prejudiciais.

 Evite exercícios físicos pesados - o corpo já está bastante desidratado.



Atualizado em 6 Set 2011.