Atividade contínua
Fotos: Getty Images
Malhar regularmente garante resultados mais efetivos e duradouros, além de ajudar a manter a saúde em dia
Segundo Fernando Beja, professor de educação física especialista em fisiologia do exercício e ciência do treinamento desportivo, a atividade física regular garante qualidade de vida, segurança e boa estética. "Para conseguir organizar a rotina e praticar exercícios sempre, a dica é, principalmente no início, fazer atividades curtas, que não levem à fadiga extrema e que também não alterem a rotina profissional", diz.
O professor explica que o treinamento é individual e depende muito das preferências de cada pessoa. "O importante mesmo é a combinação de estímulos aeróbicos, responsáveis pela saúde cardíaca e pelo emagrecimento, com exercícios localizados, que geram resistência e força muscular, normalmente proporcionando boa harmonia postural e proteção às articulações", ensina. Para não desistir, o ideal é procurar um bom professor de educação física que possa acompanhar e planejar a rotina.
Organização e disciplina
É importante fazer planejamento e periodizações para alcançar resultados desejados
A partir do planejamento é possível estabelecer o hábito diário da malhação. O tipo de treino vai depender do nível de aptidão física e do condicionamento. "Existem pessoas bem preparadas que praticam atividades até seis dias por semana, mas, para quem está começando, o interessante é realizar atividades três vezes por semana", explica Vinicius Viotto, personal trainer e professor de musculação da academia Companhia Athletica da unidade Shopping Anália Franco.
De acordo com Viotto, a musculação pode ser feita em dias alternados, juntamente com exercícios aeróbicos, ou então é possível separá-la da parte cardiovascular, fazendo um tipo de atividade por dia. "A dica para não enjoar é seguir a periodização que os professores montam, respeitando as trocas de treinos nos momentos certos e nunca fazer exercícios de complexidade maior para evitar o risco de lesões", alerta.
O personal trainer explica que resultados significativos começam a aparecer depois de 90 dias de treinos, mas no primeiro mês já dá para notar algumas mudanças, tanto em relação ao tônus muscular quanto como na melhora da capacidade cardiorrespiratória. Além disso, quanto maior o nível de treinamento, mais esforço e tempo são necessários para que os resultados continuem visíveis. Por isso, disciplina e persistência são palavras-chave.
É claro que só a ginástica regular não é suficiente para garantir o shape. Manter uma alimentação equilibrada e ter um bom sono também são fatores fundamentais para o bom desenvolvimento e para retorno rápido. E, para manter a motivação, a sugestão é buscar atividades que tenham a ver com o seu perfil e com o seu ritmo. "Somos seres diferentes. Aquelas pessoas que se sentem mais dispostas pela manhã têm que tentar treinar no período matutino", diz Lincoln Lima, personal trainer e fisiologista do exercício da Fórmula Academia.
Confira a rotina de treinos elaborada pelo personal trainer Lincoln Lima |
Segunda-feira - 45 minutos de caminhada e 15 min de alongamentos Terça-feira - 60 minutos de musculação (treino de membros inferiores e abdômen) Quarta-feira - aula de alongamentos, mat pilates ou ioga. Quinta-feira - 45 minutos alternando corrida e caminhada (pode ser dois minutos correndo e três caminhando) e 15 minutos de alongamentos Sexta-feira - 60 minutos de musculação (treino de membros superiores e glúteos) |