Uma mesa de jantar repleta de produtos orgânicos: a salada feita com alfaces e tomates colhidos diretamente no quintal; a sopa pincelada com temperos retirados dos vasos no canteiro; os limões, apanhados do pé de limoeiro, resultam em uma refrescante limonada.
Boa parcela dos que cresceram no interior ou até mesmo nas grandes cidades, têm estas cenas ativadas na memória, rotineira há algumas décadas atrás. Com o ritmo frenético adotado nas megametrópoles, o consumo de hortifrutis limitou-se a idas esporádicas ao supermercado.
Nem sempre a procedência do produto é confiável, o que elevam as chances de conter elementos tóxicos. "Eu não como mais se não for orgânico. Os produtos vendidos hoje são puro agrotóxico", exclama Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo e sócio da empresa Minha Horta, que dá consultoria e executa plantações orgânicas.
Para quem não deseja se arriscar, a dica é montar, na própria residência, uma horta particular. Segundo Marcelo, quem mora em apartamento deve posicionar o vaso para a face norte, pois isto garante que a planta tenha mais luminosidade durante todo o dia.
Os produtos mais indicados para cultivo são temperos em geral, como manjericão, salsinha, cebolinha e alecrim. Folhas de hortelã e boldo, também entram na dança. Nestes casos, os vasos mais indicados são as jardineiras e as de formato redondo, este com maior profundidade e ideal para o plantio de salsa e pimenta.
"Nos redondos e com profundidade, plantam-se manjericão, alecrim, pimentas, capim-cidreira, louro. Nos mais rasos, tomilho, orégano, salsinha, cebolinha, coentro e hortelã", explica Marcelo.
Sempre em grandes vasos, frutíferas como limão, pitanga e jabuticaba, podem ser plantados dentro da residência, sem causar nenhum dano no crescimento do vegetal.
Outro ponto importante é a escolha da terra, das sementes e das mudas, que devem ser de boa procedência. O maior pecado, segundo o engenheiro, é o excesso de água na hora de regar, o que pode prejudicar o crescimento da planta.
Misturar muitas espécies no mesmo recipiente também não é indicado. Vasos pequenos comportam uma ou duas sementes, no máximo.
Segundo Marcelo, a questão do espaço não deve desanimar quem tem vontade de cultivar alguma espécie no ambiente doméstico. "Quero mostrar para as pessoas que em espaços pequenos tem como cultivar produtos saudáveis, sem agrotóxicos", explica.
Tome nota:
* Escolha um local com boa luminosidade;
* Use minhocas e esterco como adubos naturais;
* Folhas secas servem para proteger o solo, por isso, não retire-as do solo;
* Antes de dar início ao processo de plantio, afofe o solo e use matéria orgânica - deixando a terra "respirar" durante uma semana;
* Para quem gosta de hortelã, o alerta: deve ser plantado separado dos demais, pois pode prejudicar o crescimento das outras plantas;
* Em vasos ou direto no solo, o controle de pragas é fundamental para a agricultura orgânica, que usa como preventivo a pulverização com chás;
* Caso a planta esteja contaminada, deve-se arrancar as folhas comprometidas, diminuir a quantidade de água e pulverizar com infusões naturais.
Fotos: Getty Images.