Quem disse que no shopping só tem coisa cara? O Guia da Semana foi até o Pátio Chapecó e criou um roteiro de compras indicando as lojas com preços mais altos e mais baixos, além de sugestões de looks selecionados pela consultora de moda Municke Regina.
+ Veja outros passeios e programas em Chapecó
Em Chapecó, houve uma mudança nos hábitos de consumo desde a instalação do Shopping Pátio Chapecó em 2011. O shopping oferece uma diversidade de opções de compras, tanto em relação às tendências mundiais, como também um dinamismo nos preços, que atende diferentes classes sociais.
Conforme a consultora de moda Municke Regina, é necessário modificar a cultura de que os Shopping Centers são espaços que focam em atender ao público de classe A, uma vez que é possível fazer ótimas compras e sair bem vestido sem gastar muito.
“A ideia da desmistificação de que o shopping Pátio Chapecó tem apenas roupas caras é de suma importância para os consumidores da cidade e também para os vendedores das lojas que buscam expandir sua clientela”, relata a consultora.
Com a consultoria da profissional, fomos até o Shopping Pátio Chapecó para montar alguns looks que podem ser usados em diversas situações do nosso cotidiano, como trabalho, passeio e balada. Para cada situação, mostramos diferentes faixas de preços.
Iódice
Iniciamos nossa busca de informações para o guia de compras pela loja Iódice. Aí foram selecionados os looks femininos de valor mais alto. Claro que a marca, a qualidade dos tecidos, a modelagem e os acabamentos agregam valor às peças de roupas e acessórios. Foi possível montar combinações com facilidade.
“Este look foi montado pensando em uma mulher mais formal, mas que não cria este estereótipo. A calça tem corte de alfaiataria mas ornou muito bem com a blusa mais informal de malha e o cardigan de fio com estampa animal print. O cinto de correntes é muito moderno e versátil e a bolsa com tamanho médio quebrou a seriedade do look”.
Preços das peças do look:
M Officer
O segmento de roupas masculinas vem aumentando seu mix de coleção, antes eram apenas camisetas, pólos e camisas simples ou básicas. Agora podemos observar uma gama de composições que formam uma coleção moderna, ousada e que ao mesmo tempo atende diversos tipos de homens. “Na loja M. Officer conseguimos montar looks com estilos diferentes um do outro, nos quais o homem pode se vestir para diversas situações do seu dia a dia agregando qualidade e conforto.”
“A combinação acima, mais informal, pode transitar tanto pela sugestão passeio, quanto pela sugestão balada. A camiseta com botões e capuz é versátil e moderna e o suéter usado apenas amarrado dá um charme especial à composição. A mistura das cores ornou muito bem, sendo que ao invés do vermelho poderia ser usada qualquer outra cor de preferência pessoal. A calça skinny é uma tendência na moda masculina que aos poucos os homens estão conhecendo e aderindo, pois essa modelagem exige que a calça tenha mais elastano na sua composição dando assim, mais conforto. O calçado é um sapatênis bem despojado de cor clara que deixou o look mais suave, já que tem contraste de cores na parte de cima.”
Preços das peças do look:
Lez Lez
Na loja Lez a Lez, além de encontrarmos uma coleção que nos remete muita feminilidade, a marca possui modelagem e acabamentos de qualidade e um mostruário bem variado além de muitas referências importantes das tendências de moda do inverno 2013. O sapato que compõem o look é da loja Raphaella Bozz e combinou perfeitamente com as peças da Lez a Lez, além de ser de uma faixa de preço acessível aos valores sugeridos neste look.
“Esse é um bom exemplo de um look composto por conjunto de estampas. Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer e preferem não arriscar, mas a mistura deve ser ornado por duas estampas que tenham as mesmas cores, tendo este cuidado, essa é uma forma de ousar com as peças de roupas estampadas. O colar é mais uma referência de que as cores metalizadas podem sim ser misturadas com muito estilo. O calçado de tom neutro harmonizou bem o look já que ousamos escolhendo uma maxi clutch nas cores mostarda e caramelo. Os spikes que podemos observar no calçado também são tendência forte, usados em acessórios e roupas.”
Preços das peças do look:
Havan
E finalmente, na Havan, montamos os looks com valores mais acessíveis. As produções foram surpreendentes pela variedade de peças de roupas lá encontradas. “ Foi difícil escolher apenas três looks para cada segmento, pois, as opções eram diversas!”, destaca Municke.
Muitas referências de tendências da moda foram encontradas, tanto na sessão feminina quanto na masculina.
“Esta combinação ficou bem versátil por ser composto de uma calça jeans com lavagem, camisa floral e jaqueta de couro ecológico. As estampas florais vêm ganhando espaço nos guarda-roupas masculinos, pois são modernas e inovadoras!”
Preços das peças do look:
“Esta composição pode ser perfeitamente usada em um dia com temperatura mais baixa, apenas acrescentando meia calça e botas. A estampa de caveira na camiseta é moderna e está em alta, a cor do colete de couro ecológico também é tendência de inverno, verde esmeralda e a gola de pele pode ser removida dando mais versatilidade à peça. Quando usamos shortinho em é regra que ele seja mais soltinho, fica mais elegante e alonga as pernas.”
Preços das peças do look:
Além dos preços, há um grande aparato por trás do ato de comprar. Segundo a jornalista e blogueira de moda Renata Rodrigues, “O tipo de corpo, a idade, a cor da pele, cabelo, as referências culturais, tudo isso influencia na hora de se vestir. Dinheiro definitivamente não é tudo, somente dá mais opções a quem se conhece bem e sabe o que, como e quando usar.”
Então, é preciso quebrar alguns tabus existentes em torno das compras no Shopping exigirem um cartão de crédito sem limites, pois como um dia disse a jornalista e escritora brasileira, Danuza Leão: “Tentar ficar com cara de rica envelhece.”