Nunca antes na história dos 40 anos de Brasileirão um campeonato começou com tantos candidatos ao título. Embora alguns clubes iniciem com certa vantagem no elenco, a janela trazida por julho pode tirar as estrelas no meio da temporada. Outras equipes se beneficiam dessas contratações e fortalecem o elenco com jogadores consagrados internacionalmente para aumentar seu plantel.
O importante é que serão 38 rodadas, trazendo consigo partidas acirradas, torcedores aflitos e discussões homéricas na mesa do bar. Em um torneio de turno e returno, o clube que apresentar mais regularidade coloca a mão na taça. Para aqueles que não chegarem ao topo, também estão em jogo vagas para a Libertadores da América - ocupadas pelos quatro primeiros colocados - e a Copa Sul-Americana - premiando com a vaga do 5º ao 12º time. E quem não chegar a essas duas não precisa se desesperar, manter-se longe na segunda divisão já é, em si, uma conquista.
Em campo, os jogadores repatriados continuam a acelerar o mercado da bola. Fred (Fluminense), Adriano (Corinthians) e Luiz Fabiano (São Paulo) são alguns exemplos de outros tantos que veem por aí. Os veteranos também têm seu espaço, com Rivaldo (São Paulo), Juninho Pernambucano (Vasco), Paulo Baier (Atlético-PR) e Rogério Ceni (São Paulo). Já no quesito revelação, Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) Adryan (Flamengo) e Danilo (Santos) são promessas para esta temporada.
Prepare o seu coração para 38 rodadas de gols, polêmicas e provocação. Além disso, confira como andam as chances do seu clube de coração no Campeonato Brasileiro de 2011.
Foto de capa (Neymar): Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC
Arte: Fernando Kazuo