Compras
Por Redação Guia da Semana

Guia Brasileirão 2011

Durante sete meses, 20 equipes disputam nas quatro linhas a soberania do futebol nacional. Saiba qual a chance de cada uma na disputa de um dos campeonatos mais fortes do mundo.



Nunca antes na história dos 40 anos de Brasileirão um campeonato começou com tantos candidatos ao título. Embora alguns clubes iniciem com certa vantagem no elenco, a janela trazida por julho pode tirar as estrelas no meio da temporada. Outras equipes se beneficiam dessas contratações e fortalecem o elenco com jogadores consagrados internacionalmente para aumentar seu plantel.

O importante é que serão 38 rodadas, trazendo consigo partidas acirradas, torcedores aflitos e discussões homéricas na mesa do bar. Em um torneio de turno e returno, o clube que apresentar mais regularidade coloca a mão na taça. Para aqueles que não chegarem ao topo, também estão em jogo vagas para a Libertadores da América - ocupadas pelos quatro primeiros colocados - e a Copa Sul-Americana - premiando com a vaga do 5º ao 12º time. E quem não chegar a essas duas não precisa se desesperar, manter-se longe na segunda divisão já é, em si, uma conquista.

Em campo, os jogadores repatriados continuam a acelerar o mercado da bola. Fred (Fluminense), Adriano (Corinthians) e Luiz Fabiano (São Paulo) são alguns exemplos de outros tantos que veem por aí. Os veteranos também têm seu espaço, com Rivaldo (São Paulo), Juninho Pernambucano (Vasco), Paulo Baier (Atlético-PR) e Rogério Ceni (São Paulo). Já no quesito revelação, Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) Adryan (Flamengo) e Danilo (Santos) são promessas para esta temporada.

Prepare o seu coração para 38 rodadas de gols, polêmicas e provocação. Além disso, confira como andam as chances do seu clube de coração no Campeonato Brasileiro de 2011.








Foto de capa (Neymar): Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

Arte: Fernando Kazuo

Atualizado em 6 Set 2011.