Compras
Por Redação Guia da Semana

Gelada ou não?

Saiba qual a temperatura ideal para tomar sua cerveja.

Foto: Sxc.Hu


Sempre ouvimos algumas vezes frases como: "Garçom! Me traga uma cerveja estupidamente gelada!" Ou ainda: "Fui para a Europa e lá só se tomava cerveja na temperatura ambiente".

Afinal, qual é a temperatura ideal para se degustar as cervejas?

Isso vai depender do estilo, da qualidade da cerveja e principalmente do gosto pessoal de cada um.

Em nossa cultura, está encravada a questão de que cerveja tem que ser bebida extremamente gelada. E há muita resistência em mudar isso. Mas também, por que mudar?

Se você quer sentir melhor os aromas e sabores da cerveja, principalmente desses rótulos novos que estão surgindo no mercado, experimente-as em uma temperatura um pouco mais elevada do que o seu costume habitual. Você perceberá como o sabor dela irá se realçar e terá um melhor proveito da sua bebida.

Lembrando de que estamos falando das cervejas especiais ou gourmet, aquelas que nos oferecem uma rica experiência gastronômica, falando em relação a aromas e sabores.

Mas em que a temperatura influencia? O fato é que quanto mais gelada estiver uma bebida ou uma comida, menos gosto você sente. E a ideia na degustação das cervejas gourmet é justamente apreciar o que ela tem para nos oferecer.

Para cada estilo, temos uma referência de temperatura, que poderá ser um bom início para se começar uma degustação. A bebida pode ser extremamente gelada, como as nossas Pilseners de sabor massificado (populares), até cervejas que devem ser aquecidas em banho-maria, como as do estilo Glühbier (em alemão: Glüh = incandescente; Bier = cerveja).

Sempre lembrando que essas são apenas algumas dicas para acrescentar na sua degustação, o que vale mesmo é a sua experiência adaptada ao seu gosto pessoal!

À nossa saúde!

Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:

Gelada e tradicional

Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.

O que faz: Editor do Mestre-Cervejeiro.com, palestrante e professor.

Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.

Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.

Fale com ele: Acesse seu site

Atualizado em 6 Set 2011.