Compras
Por Redação Guia da Semana

Galã em dose dupla

Em entrevista, Mateus Solano fala sobre o sucesso, o assédio e a vida afetiva. Confira!.

Foto: Marcelo Correa

Toda noite, ele oferece prazer em dobro para as telespectadoras de Viver a Vida, novela de Manoel Carlos, exibida no horário nobre da Rede Globo. A cada capítulo, Mateus Solano, que vive os gêmeos Jorge e Miguel, encanta mais a mulherada com seu charme e com muito talento. Na telinha, ele dá conta de um arquiteto sério e responsável, e de um médico leve e carismático. Na vida real, Mateus afirma que tem um pouco dos dois, já que entre amigos é despojado como o Miguel, e no trabalho é focado como Jorge.

O novo galã apareceu ao grande público pela primeira vez na minissérie global Maysa - Quando Fala o Coração, na pele do músico Ronaldo Bôscoli. Porém, foi com os gêmeos que o ator ganhou reconhecimento nacional e conquistou as mulheres brasileiras. Na trama de Maneco, os irmãos amam a mesma mulher, a modelo Luciana (Alinne Moraes). Porém, o coração de Mateus só tem uma dona, a atriz Paula Braun, que está grávida de três meses do bonitão. A seguir, o ator fala sobre o sucesso que conquistou e faz revelações sobre a vida afetiva e os rumos de sua carreira.

Guia da Semana: Qual gêmeo tem mais características do Mateus?
Mateus Solano: Como ator, eu costumo buscar dentro de mim as razões, ações e emoções que são do Jorge e do Miguel. Portanto, posso dizer que me identifico um pouco com cada um deles, mas, ao mesmo tempo, não tenho nada a ver com os dois. Com os amigos, sou mais brincalhão e extrovertido, pareço "um" Miguel. Já quando estou concentrado no trabalho ou em alguma questão importante, pareço mais "um" Jorge.

Guia da Semana: O que acha de ser o novo galã das mulheres?
Solano: Não compartilho com o fato de ser considerado "galã", menos ainda "das mulheres". Sou "ator do Brasil" com muito orgulho. O que acho o máximo é ter o meu trabalho de ator tão reconhecido por tanta gente no Brasil, e que ele possa fazer as pessoas pensarem sobre a falta de acesso e o preconceito aos cadeirantes no nosso país, sobre como o amor pode surgir tão puro ainda hoje, apesar de qualquer limitação que a gente tenha na vida. A questão moral entre dois irmãos que gostam da mesma pessoa e tantas outras questões que a novela pode suscitar em tanta gente. Além de entreter quem gosta de assistir a uma boa novela.

Foto: Marcelo Correa


Guia da Semana: Sua namorada gosta mais do Jorge ou do Miguel?
Solano: Ela gosta dos dois. Conversamos muito sobre o meu trabalho e assistimos como atores que somos, reparando se a cena ficou boa ou não. Mas ela gosta mesmo é do Mateus.

Guia da Semana: Ela tem ciúmes do assédio das fãs?
Solano: De forma alguma. Minha esposa é atriz e sabe que o assédio é devido ao resultado do meu trabalho e da enorme exposição que a TV traz. Além do mais, esse assédio vem sempre de forma carinhosa, nunca de uma maneira invasiva.

Guia da Semana: Com foi estrear em uma novela com um papel duplo? Quais dificuldades você encontrou para viver os gêmeos na telinha?
Solano: Uma grande responsabilidade. No início eu fiquei nervoso, mas depois que comecei a gravar fui ficando bem mais tranquilo e confiante. Fiz uma preparação com a Patrícia Carvalho, na TV Globo, tentando entender e separar as diferenças entre os dois personagens. Tive também que fazer alguns ensaios técnicos de marcação e câmera para criar as cenas em que os gêmeos contracenam. No início, a diferença entre eles tem que ser bem definida, mas sem cair em clichês ou exageros. Tenho que me policiar o tempo todo, mas a preparação criou bases para que isso acontecesse.

Guia da Semana: Como você concilia a rotina de gravações com sua vida pessoal? É complicado arrumar tempo para namorar?
Solano: Atualmente minha vida é Projac-casa-Projac. Quanto estou de folga, procuro dedicar o meu tempo à Paula, aos amigos e à família.

Foto: Ricardo Penna


Guia da Semana: Como está sendo lidar com o sucesso da novela?
Solano: Tranquílio. Como já disse tenho tido muito pouco tempo, estou completamente comprometido com a novela. Mas fico muito feliz com o sucesso e o reconhecimento enorme que tenho tido pelo meu trabalho tão árduo.

Guia da Semana: Você tem saudade da vida antes da fama?
Solano: Tenho saudades de ter mais tempo para família e amigos. E de não ser tão reconhecido por todos na rua. Mas quando a novela acabar isso diminui consideravelmente.

Guia da Semana: Você pretende voltar para o teatro?
Solano: Com certeza. Meus planos depois do fim da novela são de descanso e teatro.

Guia da Semana: Quais são seus próximos passos em relação a sua carreira de ator?
Solano: Continuar fazendo bons trabalhos, seja no cinema, teatro ou televisão. Sempre me reinventando, descobrindo novas possibilidades e fazendo papéis diferentes. Aprender para sempre.

Atualizado em 6 Set 2011.