Com variadas cores e estilos, o xadrez virou peça chave no guarda-roupa dos homens modernos
Mesmo quem não é antenado com mundo da moda uma hora ou outra se depara com algo que foi sucesso na passarela dentro do seu armário - ainda que vindo por meio de mãos femininas. Exemplo disso é o xadrez, que apareceu em vários desfiles da última edição do São Paulo Fashion Week e em marcas conceituadas como a do estilista Alexandre Herchcovitch.
O estilo mostra o retorno da onda grunge, sucesso nos final dos anos 80 e início de 90. No entanto aparece como uma releitura mais sofisticada do que a rústica imagem da combinação da camisa xadrez com jeans e coturnos, que subia aos palcos com famosos como Kurt Cobain, do Nirvana, e Eddie Vedder, do Pearl Jam.
O que garante a total presença da estampa no guarda-roupa dos cuecas é a facilidade com que pode ser usada. Ideal para um passeio no sábado à noite, bar com os amigos, pista da balada e até mesmo em um encontro a dois, o xadrez é eclético, pois vai bem em uma camisa aberta, fechada, com a manga dobrada, camiseta por baixo, com calça justa, bermuda, sapato, tênis, etc.
Veja dicas de como utilizar a estampa no seu cotidiano, em diferentes ocasiões sem ganhar a fama de Rufus o Lenhador ou Chico Bento.
Sem erro
Os padrões de xadrez são bem diferentes uns dos outros, pois basta mudar uma cor para que a peça tenha um aspecto visual totalmente diferente. De acordo com a consultora de imagem Marcele Goes, quanto maior e mais colorido é o desenho do xadrez, mais informal ele é. "Uma camisa de xadrez miúdo e monocromático pede uma calça mais alinhada, sem muita inovação. Um xadrez de padronagem grande e colorida combina com um jeans mais desgastado, com efeitos de lavagem e camiseta por baixo", aconselha.
- Homens altos podem explorar todos os tamanhos de xadrez em seus looks; - Já os de estatura mediana devem optar por padrões de tamanho pequeno a médio, para que a estampa não apareça mais que eles. |
Na perna
Na hora de sair de casa com uma roupa xadrez, alguns pontos devem ser avaliados, como o que irá acompanhar a estampa. Para a consultora de imagem, o homem deve buscar materiais similares na hora combiná-las. "Uma camisa de xadrez miúdo e em algodão é mais alinhada e combina com uma calça de algodão peletizado ou com um jeans de lavagem mais refinada. Já uma camisa de xadrez médio e de tecido misto (algodão e poliéster) é mais casual, vai combinar com uma sarja estonada e de caimento mais mole ou um jeans de lavagem mais irreverente com rasgos e puídos", aconselha Marcele.
"Exemplo de combinação mais alinhada: camisa com xadrez pequeno e monocromático e jeans com lavagem refinada. A gravata dá o toque de formalidade ao look, complementando a mensagem de visual arrumado. Ideal para um encontro romântico, jantar em um restaurante bacana ou bar da moda".
Ricardo Almeida: camisa R$ 259,00; calça jeans: R$ 369,00
No pé
O calçado que acompanha o xadrez deve ter um toque de irreverência para falar a mesma língua que a estampa. Isso pode ser feito com uso de materiais diferenciado como a camurça ou couro estonados, couro de peixe, couro de avestruz e outras texturas e design estilosos, até mesmo tênis - menos os tipos esportivos. "O que não pode é usar a camisa xadrez e tentar acompanhá-la com um sapato mais clássico, pois o look ficará desarmônico", comenta a consultora. .
Complemento estiloso
Os tipos de camisa diferem muito em estampas, cores e texturas. Uma forma muito utilizada (em especial por homens que não estão com a forma muito em dia) são as camisetas por baixo. Elas funcionam como um acessório no look final, portanto é ideal pensar na cor que combina com a estampa e que não chame mais atenção que ela. "Escolha uma camiseta com modelagem sequinha e com um pouco de elastano para aderir ao corpo e não ter sobras de tecido fazendo volume por dentro da camisa. Normalmente, nesta opção, abre-se a camisa inteira ou parcialmente".
Uma fórmula que dá certo é seguir a cor predominante da estampa ou do fundo. Para os mais ousados, "uma camisa xadrez branca e preta com uma camiseta rosa clara funciona muito bem", sugere Marcele.
Colaborou:
Marcele Goes
www.estilosobmedida.com.br
marcele@estilosobmedida.com.br
Veja os Modelos |