Quem disse que preparar drinques é coisa para homem? Na hora daquele churrasco com os amigos, muitas mulheres assumem os destilados e deixam todos embasbacados com coquetéis de primeira. É o caso da fisioterapeuta Geisa Guisso Doho, 31 anos, que já tem o posto de barwoman oficial garantido em todas as comemorações. "Eu adoro reunir os amigos. Tenho churrasqueira e sempre faço festas. E sou eu que sempre faço as caipirinhas e as batidas", conta. Para preparar as bebidas, Geisa não utiliza nenhuma receita pronta e nem segue os preceitos profissionais, mas afirma que existem segredinhos que as tornam muitos especiais.
Uma de suas especialidades é a caipirinha tropical, como é chamada por ela. A bebida leva quatro frutas: abacaxi, morango, kiwi e maracujá. "Eu coloco as frutas bem picadas e deposito tudo na coqueteleira. Também tenho um açucareiro próprio de coquetéis", diz. Depois de acrescentar de três a quatro colheres de açúcar, ela amassa bastante os ingredientes e coloca a dose de vodca. Mas os segredos estão no gelo e no acabamento do drinque. "Eu compro o gelo e bato para que fique bem picado. Isso dá diferença na hora de tomar, pois gela mais rápido e não fica tão aguado. Para finalizar, sempre enfeito o copo com as frutas e coloco canudinho", revela.
Geisa conta que começou a preparar os coquetéis durante as viagens de sua turma de amigos. Agora, todos preferem que ela seja a barwoman dos encontros. "Hoje, quando viajo, levo tudo para fazer os drinques. Tenho amigos que também fazem, mas na maioria das vezes sou eu que faço", conta. Para deixar todos felizes, ela precisa fazer pelo menos um drinque para cada pessoa. Além da tropical, ela também prepara caipirinhas de lichia, lima de Pérsia, tangerina com hortelã, limão, morango, entre outros sabores. Para a mulherada que adora saborear algo bem docinho, ela faz batidas com leite condensado. "Quando saio e tomo alguma coisa que gosto, faço nas festas", diz.
Foto: Arquivo Pessoal
"Faço sem medida, já tenho prática", diz a fisioterapeuta Geisa Doho
Em casa
Quando o assunto é alegrar a galera com suas invenções, a bióloga Fernanda Ribeiro de Franco, 35 anos, deixa as plantas de lado e coloca a mão nas frutas e nos destilados. O resultado são ótimos drinques que deixam os amigos de boca aberta. "O segredo é usar frutas frescas e colocar bastante gelo", garante. Em todos churrascos e confraternizações, Fernanda fica encarregada por preparar as bebidas. "Em uma reunião em casa, fiquei mais tempo na cozinha fazendo caipirinha do que na festa. Mas bebi bastante também. Todo drinque que faço, separo um pouco para mim", brinca.
Entre os sabores mais solicitados está a caipirinha de kiwi. "Eu amasso a fruta descascada e picada. Depois, acrescento gelo e açúcar. Então, coloco a vodca e mexo bastante na coqueteleira, para dissolver bastante o açúcar e deixar bem gelado. É legal também misturar frutas, como o abacaxi e a lima da Pérsia", ensina. Fernanda conta que prepara o destilado de acordo com o gosto da pessoa. "Normalmente, nos churrascos e nas festas, quem pede para fazer os drinques é a mulherada. Então, não costumo fazer muito forte. Também coloco bastante açúcar".
Dicas profissionais
Foto: Divulgação
Lara Jennings, barwoman do Baretto-Londra, do Hotel Fasano do Rio de Janeiro
A especialista no assunto, Lara Jennings, barwoman do finérrimo Baretto-Londra, do Hotel Fasano do Rio de Janeiro, também garante que é possível preparar excelentes drinques em casa. "O segredo do coquetel é o que você usa para prepará-lo", ensina. Para arrasar na criação das bebidas, Lara diz que o ideal é sempre ter à mão um kit de barman, com Boston Shaker (coqueteleira de Boston), mix in glass, macerador, strainer (coador) e bailarina. Além disso, é bom ter pelo menos três opções de destilados. "Antes de confeccionar os coquetéis, é preciso preparar o mise en place e escolher os ingredientes. Organização é fundamental. É também importante que os destilados permaneçam no freezer", aconselha.
Lara conta que um dos seus segredos é o sour mix (preparado líquido à base de suco de limão, clara de ovos pasteurizada e açúcar), que serve para dar consistência ao coquetel. Outra dica é buscar nas frutas um complemento para cada criação, além de abusar de ervas, raízes, sucos de frutas, água de coco, sodas, líquidos gaseificados, entre outros ingredientes que sempre acrescentam ao drinque um toque de mistério, que se confunde no paladar de quem bebe e que, na maioria das vezes, agrada. "Taças também geladas são sempre bem vindas. Eu adoro as taças de Martini. São as mais elegantes. O uso do gelo também é imprescindível", sugere.
Confira as receitas da barwoman do Londra, Lara Jennings, para você arrasar em casa |
Happy! Ingredientes: 1 lasca de pimenta dedo de moça 1 colher de bar de açúcar 50ml de vodka de tangerina 10ml de licor de tangerina 10ml de sour mix 20ml de suco de tangerina Modo de preparo: Numa coqueteleira, macerar a pimenta dedo de moça com uma colher de bar de açúcar.Encher de gelo, bater a vodka, o suco, o sour mix e o licor. Coar com o auxílio de um strainer e uma peneira numa taça de Martini com a borda custada de açúcar. Wisky Sour Ingredientes: 75ml de bourbon 25ml de sour mix 5ml de suco de limão siciliano Modo de preparo: Numa coqueteleira cheia de gelo, bater o uísque, o sour mix e o suco de limão. Coar e servir numa taça de Martini com a borda untada na banana e crustada no açúcar Fruit Collins Ingredientes: 50ml de gin 20ml de sour mix 10ml de suco de frutas de sua preferência (ex:cranberry) 10ml de club soda ou água com gás Numa coqueteleira cheia de gelo, bater os três primeiros ingredientes, servi-los num copo longo e completar com club soda. |