Para quem está fugindo dos ovos, dos bombons, das colombas e das cestas bem recheadas, uma saída para maevitar o pecado da gula é correr para uma clínica de estética ou para um spa e... mergulhar no chocolate - literalmente.
Nesses espaços especializados, essa iguaria disputada à tapa durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) praticamente não tem contraindicações - nem culpa ou calorias. Para tratamentos estéticos, quanto mais chocolate, melhor. Na maca, na cadeira ou na banheira, o chocolate pode ser usado no corpo, no rosto, nos pés e até nos cabelos.
"O chocolate é extremamente hidratante, sendo indicado para peles ressecadas e contraindicado para quem tem acne. A chocolaterapia também reduz o estresse porque aumenta o nível de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer", explica Nidia Gonçalves, gerente do Spa Dicorp, no Rio de Janeiro.
De acordo com a cosmetóloga da clínica Deep Laser, Suelli Domingues, além das propriedades hidratantes e relaxantes, o chocolate é rico em nutrientes como cálcio, magnésio e outros minerais, proteínas, gorduras e vitaminas do complexo B. "Quando utilizados em procedimentos estéticos, esses componentes têm o poder de hidratar profundamente, tonificar, rejuvenescer, melhorar a qualidade da pele, dar brilho e o perfume inconfundível do chocolate", diz.
Embora seja considerado um alimento gorduroso, o chocolate, quando aplicado de forma correta, não aumenta a oleosidade da pele - exceto no caso de peles com acne, que já possuem oleosidade excessiva. "O chocolate não engordura a pele porque é colocado após a esfoliação, que retira as células mortas, mas acaba deixando a pele ressecada", completa Núbia Tedesco, esteticista do Saison Spa, em Itaipava.
Tudo e mais um pouco
Para deixar os tratamentos ainda mais "apetitosos", alguns ingredientes podem ser acrescentados ao chocolate, como frutas e óleos naturais. "Podemos associar ao banho de chocolate morangos, que possuem antirradicais livres e polifenóis, que combatem o envelhecimento precoce da pele, além de óleo de coco e óleo de amêndoas doce, que ajudam na hidratação", afirma Suelli Domingues.
E se, no meio do tratamento, der aquela vontade de um pedaço de chocolate, não há problemas: a maioria das terapias inclui "mimos" para degustação.
Chocolate na cabeça
Com a pele já hidratada, é a hora de os cabelos sentirem todos os benefícios do chocolate. Para regenerar e hidratar os fios não faltam opções, que vão de escovas a hidratações profundas.
"O chocolate tem alto poder de hidratação para os fios, pois o extrato vegetal do cacau evita o ressecamento e a perda d'água, formando uma barreira protetora natural nos cabelos e proporcionando muito brilho. O produto também é rico em ácidos graxos, dando emoliência, nutrição e recuperando os estragos causados por agentes químicos", explica Glecciano Luz, proprietário do Espaço Glecciano Luz, no Rio de Janeiro.
Para obter os resultados desejados, algumas máscaras capilares devem ser aplicadas somente no comprimento dos fios e nas pontas "O chocolate é oleoso e, por isso, algumas máscaras não são recomendadas para serem usadas na raiz", orienta o especialista.
De acordo com ele, os tratamentos capilares à base de chocolate devem ser feitos entre cinco e dez sessões e podem ser repetidos semanalmente. "Para conservar a beleza dos fios é importante usar filtro solar, aparar os cabelos de três em três meses para manter o corte, usar protetores térmicos antes de secadores, chapinhas e babyliss e sempre ter em mão bons leave-ins", recomenda.
Da cor do pecado
O Outono já chegou e o Inverno está cada vez mais próximo. Nessas estações, é praticamente impossível manter o bronzeado típico do Verão. Pelo menos o natural. Então, que tal passar os dias frios com cor de chocolate? Sim, já é possível fazer bronzeamento artificial com produtos à base dessa iguaria.
Na clínica paulista Ritz, por exemplo, o bronzeamento é feito com essência de chocolate, urucum, vitamina B e buriti. São apenas 30 minutos de procedimento para até 20 dias com uma corzinha extra na pele.
Conheça alguns tratamentos pra lá de achocolatados:
Chocolaterapia |