Compras
Por Redação Guia da Semana

Cervejas e chocolates

As cervejas especiais, que têm sabores diferentes, vão muito bem com a doçura e o sabor do chocolate.

Foto: Divulgação

A cerveja escura Bier Hoff é uma das que combinam bem com chocolate ao leite

Uma das harmonizações mais impressionantes que existem no universo da cerveja é as das cervejas especiais com chocolates, o que pode soar algo totalmente estranho para muitos, principalmente para aqueles que ainda não tiveram contato com as cervejas especiais - também conhecidas como cervejas gourmet.

Grupos específicos de estilos de cervejas, como as feitas à base de malte torrado e as com adição de frutas, são ideais para essa dinâmica de harmonização. O legal é também que podemos variar com combinações de diferentes tipos de chocolates. Elaborei um pequeno guia com algumas sugestões que podem surpreender a muitos paladares, e acreditem: realmente as combinações ficam boas!

Chocolate ao leite com Schwarzbier e Dunkel

Os estilos alemães de cervejas escuras, como o dunkel lager e schwarzbier, possuem aromas de torrefação e maltados em destaque que lembram café, caramelo e bala toffee. Seu médio e equilibrado corpo, com a presença de uma sutil doçura, ficam muito mais intensificados com o chocolate ao leite.


Sugestões de cervejas: Bier Hoff Nigra (Curitiba, PR), Eisenbahn Dunkel (Blumenau, SC) e Negra Modelo (México)

Chocolate amargo com Stout e Porter

Continua depois da publicidade

Já para o chocolate amargo, as cervejas como as irlandesas e inglesas do estilo stout e porter se harmonizam perfeitamente, devido às notas de torrefação, aromas de café e cacau, sendo secas e levemente amargas.


Sugestões de cervejas: Guinness (Irlanda), Fuller`s London Porter (Inglaterra) e Colorado Demoiselle (Ribeirão Preto, SP)


Chocolate Branco com kriek e framboise

A Bélgica produz, entre as suas inúmeras marcas e estilos, um tipo exclusivo de cerveja, as da família das Lambics, de fermentação espontânea - ela ocorre em tanques abertos e utiliza a levedura que está presente no ar. E, como estilo decorrente desta família, temos as cervejas lambics em barricas de madeira com frutas, que é o caso das do estilo kriek (feitas com cerejas) e as framboise (feitas com framboesa). São bebidas que possuem aromas nítidos de frutas e uma alta acidez na boca e que, em contato com a doçura do chocolate branco, traz um perfeito equilíbrio para a combinação.


Sugestões de cervejas: Kriek Boon, Lindemans Framboise e Cantillon Rosé De Gambrinus (Todas da Bélgica, que encontramos em lugares especializados aqui no Brasil).

Leia as colunas anteriores de Daniel Wolff:

A identidade brasileira na cerveja

Cervejas boas e outras nem tanto

Cervejarias Artesanais

Quem é o colunista: Daniel Wolff, sommelier, especialista em cervejas.

O que faz: Editor do site Mestre-Cervejeiro, palestrante e professor.

Pecado gastronômico: A pessoa ficar limitada a uma marca ou um estilo de cerveja, deixando de experimentar a enorme variedade que existe e as mais diversas experiências gastronômicas que elas podem oferecer.

Melhor lugar do Mundo: Diversos, entre eles Marienplatz, em Munique.

Fale com ele: Acesse seu site, siga-o no seu Twitter (@daniel_wolff) ou acesse seu Facebook.




Atualizado em 6 Set 2011.