Compras
Por Redação Guia da Semana

Capitais da moda

Conheça as metrópoles internacionais que abrigam as principais grifes masculinas.



Um colírio para quem anda antenado com as novidades do mundo da moda ou simplesmente gosta de dar um up no guarda-roupa, as cidades espalhadas ao redor do mundo oferecem um leque de grifes renomadas.

Recentemente a Global Language Monitor, grupo americano que rastreia a frequência de palavras e frases na mídia e na internet, apresentou uma lista das principais capitais da moda mundial.

Após cinco anos na liderança, a cidade de Nova Iorque perdeu o posto para Milão, que agora ocupa a dianteira. A pesquisa ainda mostra Nova Iorque ocupando o segundo lugar seguido de Paris, Roma e Londres. São Paulo figura o oitavo lugar, deixando para trás a 33ª posição.

O Guia da Semana separou as principais grifes que fazem o universo fashion masculino nas principais capitais do mundo! Confira!

Milão
As incontáveis grifes espalhadas pelas ruas da cidade ostentam luxo e requinte. No centro, um conjunto de quatro ruas forma o "quadrilátero della moda", composto pelas vias Manzoni, Della Spiga, Corso Venezia e a principal, Montenapoleone. Juntas elas abrigam lojas superdisputadas como Armani Collezioni, Paul Smith e Dolce & Gabbana.

Nova Iorque

Considerada um verdadeiro parque de diversões quando o assunto é tecnologia, lá os homens também se deleitam nas lojas de artigos e roupas esportivas como a Adidas Sport Performance, com uma enorme seleção de tênis e acessórios. Para os com estilo mais cool, a Banana Republic, DKNY e GAP oferecem o que há de mais atual e fora do convencional.

Paris
Quando se trata de moda, Paris nunca deixa a desejar. Voltada exclusivamente para o público masculino, a loja Gus tem dois andares repletos de acessórios, roupas e cosméticos de marcas como Frederichoms, Puma, Adidas Vintage. Fazem parte da lista a ousada Diesel e a Alain Mikli, famosa entre os parisienses por oferecer geniais modelos de óculos.

Roma

O charme da cidade é a seleta e farta opção de alfaiatarias, ateliês de gravatas e sapatos feitos sob medida. A camisaria Bricetti, uma das sartorias mais antigas da cidade, produz camisas artesanais desde 1889. Fazem parte da clientela muitos políticos, como o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. No Ezio Pellicano, as especialidades são as gravatas de seda e foulards sob encomenda. Na Piazza di Spagna as grifes Dior, Gianfranco Ferre, Armani e Prada oferecem o melhor da alta costura.

Londres
A fria cidade inglesa reserva várias surpresas para aqueles que desejam renovar o guarda-roupa no melhor estilo britânico. Na loja Hermès é possível encontrar diversos modelos de gravatas que caem como uma luva para a labuta. O badalado Marc Jacobs traz na sua nova coleção de inverno uma linha descontraída e sofisticada, que permeia do punk ao retrô. Inspirada no famoso canal de TV fechada, a National Geografic Store é recheada de acessórios feitos especialmente para os amantes da aventura. A tradicional loja de departamentos Peter Jones oferece nos seus sete andares peças de marcas renomadas como Jaeger, DKNY, John Lewis e Tissot.

São Paulo
No segundo andar da Villa Daslu está localizada a versão masculina da marca. A Daslu Homem oferece itens de luxo, atendendo a vários estilos. Entre as grifes masculinas estão as internacionais Giorgio Armani, Hugo Boss, Prada e Gucci, além das esportivas Prada Sport e Nike. Para encomendas de roupas sob medida, eles contam com um ateliê exclusivo de alfaiataria, a Daslu Homem Sob Medida. Outro endereço procurado é a Rua Oscar Freire, onde a Lacoste, Brooksfield, Ellus Limited, Diesel e Tommy Hilfiger fazem a cabeça dos machos de plantão. No tradicional Shopping Iguatemi os destaques ficam por conta da Osklen, Ermenegildo Zegna, Calvin Klein e Ricardo Almeida.

Confira a lista completa de endereços das grifes!

Fotos: Getty Images.

Atualizado em 10 Abr 2012.