Um colírio para quem anda antenado com as novidades do mundo da moda ou simplesmente gosta de dar um up no guarda-roupa, as cidades espalhadas ao redor do mundo oferecem um leque de grifes renomadas.
Recentemente a Global Language Monitor, grupo americano que rastreia a frequência de palavras e frases na mídia e na internet, apresentou uma lista das principais capitais da moda mundial.
Após cinco anos na liderança, a cidade de Nova Iorque perdeu o posto para Milão, que agora ocupa a dianteira. A pesquisa ainda mostra Nova Iorque ocupando o segundo lugar seguido de Paris, Roma e Londres. São Paulo figura o oitavo lugar, deixando para trás a 33ª posição.
O Guia da Semana separou as principais grifes que fazem o universo fashion masculino nas principais capitais do mundo! Confira!
Milão
As incontáveis grifes espalhadas pelas ruas da cidade ostentam luxo e requinte. No centro, um conjunto de quatro ruas forma o "quadrilátero della moda", composto pelas vias Manzoni, Della Spiga, Corso Venezia e a principal, Montenapoleone. Juntas elas abrigam lojas superdisputadas como Armani Collezioni, Paul Smith e Dolce & Gabbana.
Nova Iorque
Considerada um verdadeiro parque de diversões quando o assunto é tecnologia, lá os homens também se deleitam nas lojas de artigos e roupas esportivas como a Adidas Sport Performance, com uma enorme seleção de tênis e acessórios. Para os com estilo mais cool, a Banana Republic, DKNY e GAP oferecem o que há de mais atual e fora do convencional.
Paris
Quando se trata de moda, Paris nunca deixa a desejar. Voltada exclusivamente para o público masculino, a loja Gus tem dois andares repletos de acessórios, roupas e cosméticos de marcas como Frederichoms, Puma, Adidas Vintage. Fazem parte da lista a ousada Diesel e a Alain Mikli, famosa entre os parisienses por oferecer geniais modelos de óculos.
Roma
O charme da cidade é a seleta e farta opção de alfaiatarias, ateliês de gravatas e sapatos feitos sob medida. A camisaria Bricetti, uma das sartorias mais antigas da cidade, produz camisas artesanais desde 1889. Fazem parte da clientela muitos políticos, como o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. No Ezio Pellicano, as especialidades são as gravatas de seda e foulards sob encomenda. Na Piazza di Spagna as grifes Dior, Gianfranco Ferre, Armani e Prada oferecem o melhor da alta costura.
Londres
A fria cidade inglesa reserva várias surpresas para aqueles que desejam renovar o guarda-roupa no melhor estilo britânico. Na loja Hermès é possível encontrar diversos modelos de gravatas que caem como uma luva para a labuta. O badalado Marc Jacobs traz na sua nova coleção de inverno uma linha descontraída e sofisticada, que permeia do punk ao retrô. Inspirada no famoso canal de TV fechada, a National Geografic Store é recheada de acessórios feitos especialmente para os amantes da aventura. A tradicional loja de departamentos Peter Jones oferece nos seus sete andares peças de marcas renomadas como Jaeger, DKNY, John Lewis e Tissot.
São Paulo
No segundo andar da Villa Daslu está localizada a versão masculina da marca. A Daslu Homem oferece itens de luxo, atendendo a vários estilos. Entre as grifes masculinas estão as internacionais Giorgio Armani, Hugo Boss, Prada e Gucci, além das esportivas Prada Sport e Nike. Para encomendas de roupas sob medida, eles contam com um ateliê exclusivo de alfaiataria, a Daslu Homem Sob Medida. Outro endereço procurado é a Rua Oscar Freire, onde a Lacoste, Brooksfield, Ellus Limited, Diesel e Tommy Hilfiger fazem a cabeça dos machos de plantão. No tradicional Shopping Iguatemi os destaques ficam por conta da Osklen, Ermenegildo Zegna, Calvin Klein e Ricardo Almeida.
Confira a lista completa de endereços das grifes!
Fotos: Getty Images.