Por Marjorie Ribeiro
Descoladas e inusitadas versões que resgatam o melhor dos anos antigos, bistrôs charmosíssimos com um quê de sofistição do estilo vintage ou espaços que remetem a uma verdadeira coleção de antiguidades.
Com diferentes perfis, os brechós-bar trazem desde o espírito tranquilo do sentar, beber e conversar de um bom bar-restaurante, ao turbilhão de manifestações artísticas típicas de um espaço cultural e até shows, DJs e festivais de música.
Entre na máquina do tempo, escolha sua década preferida e confira a seleção do Guia da Semana de diversos bares e casas que trazem os brechós para a noitada.
São Paulo
Spazio Vintage Bar Café
Um dos maiores e mais requintados brechós de São Paulo fica na Vila Madalena e reúne cafeteria, restaurante e um espaço para festas. A decoração é composta por móveis clássicos do anos 70 e 80, máquinas fotográficas e aparelhos telefônicos antigos num estilo vintage (e o melhor: todas as peças decorativas estão à venda).
No térreo do sobrado, o espaço da cafeteria é perfeito para um relax. Aos fundos, um antiquário com mesas e cadeiras compõe o salão do restaurante. No cardápio, são seis pratos fixos com comida caseira, e outros dois que mudam a cada mês com um tema diferente: comida asiática, americana, entre outras.
Na parte de cima, o brechó conta com um arsenal de mais de 30.000 roupas e acessórios do começo do século disponíveis para venda e aluguel. O Spazio Vintage Bar Café já compôs figurinos que arrasaram na novela O Cravo e a Rosa, minisséries Dalva e Elivelto e Máisa, além de vestuários dos filmes brasileiros Lula, o filho do Brasil e o Cheiro do Ralo.
O local conta ainda com a V-unit, loja com uniformes e artigos militares de diversos países (menos o do Brasil, que é proibido por lei) que atende tanto a produções teatrais e cinematográficas quanto ao público alternativo.
Endereço: Rua Rodésia, 74 - Vila Madalena - São Paulo / SP.
Tel: (11) 3031- 4999
Túnel do Tempo
Se a idéia é conhecer um lugar descolado e com o charme e aconchego típico de um espaço pequeno, esse brechó-bar da Vila Mariana é uma belíssima opção. O brechó se mistura ao bar à medida que as roupas de diversas décadas se espalham por todo o espaço e complementam a decoração over kitsch.
A trilha sonora para todo esse ambiente vai do jazz, MPB e bossa nova ao afrobeat e descobertas inusitadas da música instrumental brasileira. A casa trabalha eventualmente com shows, mas é o som do set list criteriosamente selecionado pela própria proprietária, a Cláudia, que predomina de segunda a sábado no Túnel do Tempo.
O cardápio traz uma variedade extensa de sucos naturais e a pizza bruschetta, especialidades da casa. Aperitivos, drinques e a boa e sempre gelada cerveja também não deixam a desejar. A mesa de sinuca fica responsável pelo toque descontraído do bar.
Endereço: Rua Major Maragliano, 387 - Vila Mariana - São Paulo - SP.
Tel: (11) 5082-1566
* Não aceita cartão de crédito.
Papo, Pinga e Petisco
Em meio ao turbilhão de manifestações artísticas da Praça Roosevelt, este bar é um dos pólos que ajudou a reascender a vida cultural da região central de São Paulo nos últimos anos. Na década de 60, ali funcionava a boate Djalma e nos anos 90 cedeu lugar a uma loja de usados e antiguidades. Em 2004, o Papo Pinga e Petisco foi inaugurado numa mistura perfeita da noite badalada e o estilo retrô dos dois lugares que fizeram história no lugar.
Repleto de antiguidades, o local traz aos fundos uma espécie de sebo, com discos e livros usados, e à frente, como todo bom bar-boteco, uma mesa de sinuca. As cachaças curtidas do Papo Pinga e Petiscos são famosas e se tornaram pedida obrigatória pelos que passam por ali.
Freqüentado por um público jovem despojado, jornalistas e atores que desejam bater um papo, tomar uma cerveja em garrafa, uma dose de Umburana e sugar a cultura da Roosevelt.
Endereço: Pça. Franklin Roosevelt, 118 - Centro - São Paulo/SP.
Tel: (11) 3257-4106
Rio de Janeiro
Desculpe , Eu Sou Chique
O conhecidíssimo bistrô carioca reúne brechó, moda, teatro, antiguidades e artes em um só espaço. Entre uma bebidinha e outra, que tal dar uma volta no ambiente multimarcas que reúne grifes famosas, apreciar uma peça teatral ou soltar o corpo numa aula de dançaterapia?
O nome do lugar já diz tudo. O Desculpe, eu sou chique é um casarão que foi delicadamente reformado, mas que ainda mantém em sua decoração aspectos de décadas passadas a um estilo contemporâneo requintado. O proprietário Sávio Pinto, que já foi um dos donos de O Passado me Condena, outro brechó-bar de sucesso no Rio, apostou dessa vez num segmento que não poderia dar errado: explorar a arte nas suas diversas formas.
O lugar que é ideal para sentar, conversar e beber com os amigos é também palco de diversas manifestações culturais. Além de apresentações de teatros, há diversos cursos livres que abordam desde arte de bonecos na educação e saúde, terapia através dos sons a moda carioca no século 20 e oficina de bijouterias.
Horário: Brechó: segunda a sexta 10h às 19h; sábado 10h às 20h; bistrô: quarta a sábado, 18h à 0h.
Endereço: Rua Alice, 75 - Laranjeiras - Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 2225-6059
Minas Gerais
Goma Cultura em Movimento
Em plenas terras mineiras, o Goma Cultura em Movimento exala ao cheiro àcido e fresco das boas descobertas. Novos projetos artísticos que rondam a cena musical independente se articulam, se integram e se apresentam no local. É ali onde a cultura circula e literalmente ferve em Uberlândia. Com DJs e bandas de diversas partes do Brasil é também palco de festivais de música, como o Grito Rock.
Além do ambiente para shows, há ainda um bar/café, galeria de artes, brechó e loja de roupas e acessórios que unem a produção de artistas locais a conceitos de design sustentável. O bar/café local traz um cardápio extenso para os vegetarianos, vegans e adeptos da alimetação natural e opções da tradicional culinária mineira. A decoração segue a linha alternativa e arrojada da casa e estampa nas paredes a arte urbana dos grafittes e lambe-lambe.
O espaço segue uma lógica cooperativa e é organizado e mantido pelo Coletivo Goma, um dos diversos coletivos brasileiros que integram o Circuito Fora do Eixo, que se dedica a trabalhar com a difusão de cultura em geral, principalmente da música independente.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 12 - Centro - Uberlândia/MG
Preço (dias de shows): R$ 7,00 a R$ 10,00