Foto: Site oficial |
A França é reconhecida pelo seu glamour, encanto e por seus vinhos. Sem fugir ao roteiro, o melhor champanhe do mundo também é proveniente deste charmoso país. O Krug Clos du Mesnil é a bebida da classe com maior prestígio internacional. Aqui no Brasil, são poucos os lugares em que é possível encontrar uma garrafa de tamanha importância. Não só pelo status, mas também pelo valor não tão doce, uma safra especial de 1990 custa R$ 3.700,00. Mas, se não quiser gastar tanto, pode adquirir um vintage de 1996, por R$ 1.200,00.
Em 1843, Johann-Joseph Krug, que era de origem alemã, começou a produzir sua própria bebida para encontrar um sabor completamente diferente do que já existia no mercado. Desde então, já são seis gerações que honram a idéia inicial e expandem gradativamente a produção. Rémi Krug é o atual presidente da maison auxiliado pelo irmão Henri Krug.
O Clos du Mesnil pertence ao Grand Cru du Mesnil, um dos 17 grandes espaços de vinhedo da cidade de Champagne, na França. Os Krugs compraram este local em 1971, como parte de um total de seis hectares de vinhedos excelentes. Porém, quando o visitaram pela primeira vez, puderam descobrir que se tratava de um vinhedo de 1.85 hectares, que existe desde 1698, como mostra uma chapa encontrada em uma de suas paredes.
Produção
Este espumante é o único elaborado com uvas Chardonnay, que é a uva branca que faz parte da composição do champanhe, além das Pinot Noir e Pinot Meunier, que são as uvas tintas e verdes, tudo isso de um único vinhedo datado, ou seja, são frutas de uma mesma colheita histórica. Diferente de todas as outras produções que utilizam uvas variadas.
A seleção da uva é criteriosa, o vinho passa por um estágio em barris pequenos do carvalho, e depois em barris de parrica (esse é um diferencial). Em seguida, passam por anos de envelhecimento nas adegas, até chegar à fermentação e sedimentação ideal. O resultado é um gosto que seja imediatamente identificável e totalmente inesquecível.
O champanhe Krug é feito para provocar reações e sensações únicas ao ser degustado. O enófilo e sommelier Agnaldo Záckia Albert, que recentemente lançou um livro sobre espumantes pelo mundo, o enquadra entre os melhores. "O Clos du Mesnil é realmente diferenciado. Já provei milhares de espumantes, mas posso garantir que ele está, no mínimo, entre os três melhores", revela.
Foto: Site oficial |
Espaço Krug |
Recanto
Pensando nos seus fiéis e requintados clientes, a Krug possui um espaço particular em determinados lugares do mundo para servir e aconchegar da melhor forma possível os adoradores de suas bebidas. O Quarto de Krug é uma sala de jantar confidencial, onde pequenos grupos de pessoas podem apreciar uma culinária específica, que combina com o glamour do champanhe Krug Clos du Mesnil e estimula a interatividade.
Londres: Localizado no histórico hotel Dorchester, o quarto Krug fica abaixo de uma escada rolante de aço. Protegido dos olhares alheios por paredes de vidro opaco, que no simples toque do interruptor se torna uma parede transparente, e apresenta um ambiente contemporâneo.
Hong Kong: Durante algum tempo, o Mandarino Oriental, famoso hotel da cidade, ficou fechado, mas quando reabriu, trouxe uma surpresa. Em uma posição secreta junta à cozinha principal do estabelecimento a uma sala especial Krug, que comporta até dez convidados em um design elegante e sensual.
Tokyo: O renomado restaurante Tanga, que está na região dos estabelecimentos mais tradicionais da capital japonesa, abriga o último quarto Krug da série. Utilizando objetos antigos e restaurados, a sala especial é composta por assoalhos e tetos de vidro, que se unem ao champanhe Krug Clos du Mesnil para formar mais um momento glamuroso proporcionado pela marca.
Onde comprar:
Super Adega
Spínola Bebidas
Da Campora
Cia do Whisky