Compras
Por Redação Guia da Semana

Alimentos para o bom humor

Para uma dieta bem-humorada, inclua alimentos como grãos, frutas, vegetais e o chocolate - mas em doses moderadas.

Foto: Getty Images


Vivemos em uma época em que tudo que temos para fazer no dia parece não caber em 24 horas; as horas de sono são curtas; o tempo no trânsito é longo, principalmente para a mulher, que é dona de casa, mãe, esposa, trabalhadora. Enfim, são tantas tarefas que é quase impossível ter bom humor o tempo todo. É claro que o humor depende de uma série de fatores: desde a nossa personalidade, a forma como encaramos os desafios da vida e os contratempos, entre outros. Mas podemos melhorar esse quadro prestando mais atenção à nossa alimentação. Alguns alimentos podem nos ajudar a trazer um pouco mais de bom humor ao nosso cotidiano, garantindo disposição física e emocional.

Nesse sentido, a alimentação saudável é fundamental, em especial para cérebro e intestino. Bom humor depende da produção e liberação de neurotransmissores, substâncias que são formadas a partir de nutrientes específicos. Por isso, pessoas saudáveis, que se alimentam corretamente, fornecem matéria-prima suficiente para garantir um adequado trabalho dos sistemas nervoso e endócrino que dependem, principalmente, de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina; essas substâncias transmitem impulsos nervosos no cérebro e respondem pelas sensações que sentimos. Portanto, a modulação do nosso humor depende de nutrientes como vitaminas do complexo B, principalmente as B1, B5, B6 e B12 (vitaminas com alto poder antidepressivo), alguns aminoácidos (que são frações de proteínas) como triptofano e tirosina, e minerais como zinco, selênio e magnésio.

Além dos carboidratos, é claro, que fornecem energia. Por isso, vamos incluir alimentos que garantam nosso bom humor como: leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilhas), carnes, peixes, ovos, leite e derivados, de preferência desnatados, que fornecem os aminoácidos essenciais triptofano e tirosina, para liberar serotonina, dopamina e noradrenalina, dando a sensação de felicidade e disposição (fora apatia e desânimo!) e, ainda, vitaminas do complexo B, essenciais também nesse processo; massas, pães, cereais e tubérculos (batata, mandioca, cará, inhame), que fornecem energia (glicose), garantindo um bom funcionamento orgânico, disposição e bem estar geral; grãos integrais (arroz, aveia, trigo, etc), que também são ricos em triptofano e tirosina; além de fornecerem zinco, fundamental para a absorção do complexo B e para regular os níveis sanguíneos de vitamina E, que é antioxidante (contra radicais livres); vegetais verde escuro (brócolis, rúcula, escarola, agrião), que também fornecem vitaminas do complexo B; frutas em geral, que fornecem vitaminas e minerais, além de fibras para o bom funcionamento intestinal.

As frutas ricas em vitamina C (laranja, mexerica, acerola, caju, etc.) ainda ajudam na absorção do ferro, o que previne a anemia (pessoas anêmicas são desanimadas e até mal-humoradas!); peixes (atum, salmão) e frutos do mar, que fornecem minerais como zinco e selênio, além do ácido graxo ômega-3, que também colabora com a produção dos neurotransmissores; sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas - em especial a castanha do pará), que fornecem magnésio e selênio, tendo o selênio grande poder antioxidante (contra radicais livres), o que garante uma dose de alegria, com o consumo de cerca de 30 gramas por dia; e o chocolate, que é o alimento com maior impacto sobre o humor, já que possui grandes concentrações de feniletilamina e de teobromina, uma dupla de compostos que atua nos centros de prazer do cérebro, agindo como um calmante. Além disso, também contém magnésio, que participa da produção de serotonina. Mas, atenção: o mais eficaz é o chocolate escuro, com mais cacau e menos açúcar e leite. Quanto mais escuro melhor. Enfim, para garantir disposição e ânimo para enfrentar desafios e contratempos em sua vida, o principal é manter uma alimentação saudável, variada, bem distribuída em refeições pelo dia e sem excessos. Você será mais bem-humorada e feliz.

Leia a coluna anterior de Solange Saavedra:

Compra de hortifruti

Quem é a colunista: Solange de Oliveira Saavedra, 55 anos, casada, carioca, mas paulista de coração.

O que faz: Nutricionista, especialista em Administração Hospitalar, com atuação mais predominante na área de saúde, principalmente em hospitais públicos. Atualmente, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3).

Pecado gastronômico: Gostar demais de doces e chocolates.

Melhor lugar do mundo: Aquele onde me sentir em paz e feliz, principalmente quando posso curtir o mar e admirar um lindo pôr-do-sol.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Enigma, Vangelis, ERA, Enya, Shade, Queen, Pet Shop Boys, Tears for Fears, Simple Red, Jorge Vercillo, Djavan, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Elis Regina, Marisa Monte, Jota Quest, Skank, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, etc.

Fale com ela: oliveirasaavedra@terra.com.brbr

Continua depois da publicidade


Atualizado em 6 Set 2011.