Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde pública do mundo, a obesidade pode ser considerada uma epidemia global, já que cada vez mais as pessoas estão deixando a alimentação saudável de lado para consumir fast foods, comidas congeladas, doces e refrigerantes; isso sem falar da ociosidade e falta de exercícios físicos.
Porém, antes de apelar para o uso de medicamentos ou até mesmo para cirurgias, saiba que algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar no equilíbrio do peso e prevenção à obesidade e ao sobrepeso. Pequenos passos, como trocar o refrigerante por um suco natural e o chocolate por uma fruta, já eliminam muitas gorduras e calorias, além de representar um enorme bem à saúde.
Outras dicas são: evitar o consumo de alimentos calóricos e gordurosos, dar preferência ao queijo branco e leite desnatado, consumir pequenas porções em pratos pequenos, substituir a manteiga por cremes vegetais, incluir muitas verduras e legumes no cardápio e deixar as guloseimas somente para ocasiões especiais.
Vale lembrar que a prática de exercícios físicos ou uma simples caminhada diária também colaboram para a perda de peso e para uma vida mais saudável.