Compras
Por Redação Guia da Semana

Alergias, reações...

São as mais variadas causas para isso.

Foto: Sxc.Hu


Existem muitas causas possíveis de coceiras no corpo: alergias, reação a medicamentos, doenças gerais, distúrbios de nossa saúde e até infestações por parasitas além, é claro, das picadas de insetos. Mas uma das causas mais comuns é o ressecamento da pele.

Tal ressecamento pode ocorrer tanto por fatores individuais, como pelas condições climáticas ambientais, como baixa umidade do ar e frio. Mas pode também ser possivelmente a consequência de alguns hábitos, como banhos mais quentes e longos, quando a temperatura está mais fresca.

Nossa pele perde parte de sua lubrificação natural e pode chegar a descamar levemente, ficando com aspecto áspero e seco. Essa espécie de renovação mais rápida, ocasionada pelo ressecamento, faz com que apareça a sensação de coceira. O ato de coçar, por sua vez, agrava ainda mais a agressão sofrida pela pele, podendo surgir áreas de verdadeiro eczema com placas vermelhas, muito secas e irritadas.

É frequente a coceira pós-sol que vem junto com o descascamento da pele, quando se passou dos limites da exposição aos raios ultravioleta...

Mas não é difícil eliminar o problema. Procure usar sabonetes suaves, com poder umectante, evite esfregar com bucha as áreas irritadas e capriche na hidratação logo após sair do banho, assim você não precisa diminuir a temperatura da água. Aplique hidratantes encorpados à base de ureia, silicones, dimethicones, germe de trigo, óleo de avelã, uva, manteigas, alantoina e pantenol.

Outras causas possíveis de coceira podem estar relacionadas às alergias, tanto a perfumes, roupas, bijuterias, tintas e sabonetes, assim como a alimentos e medicamentos.

Doenças que merecem muito cuidado, como hepatites, tumores e infecções, também podem causar coceiras.

Assim, se a coceira persistir e não ceder facilmente, a providência correta a ser tomada é procurar um dermatologista, que poderá receitar cremes de corticoide ou diagnosticar outras alterações.

Leia as colunas anteriores de Ligia Kogos:

Alimentos para a beleza

Alcoolismo e pele

Escova progressiva com formol

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil:Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: clinicaligiakogos@clinicaligiakogos.com.br


Atualizado em 10 Abr 2012.