Com a chegada do frio e a proximidade do inverno, o número de peças e adereços na hora de se vestir aumenta consideravelmente. E um dos itens típicos desta época do ano é o cachecol. Facilmente encontrado no guarda-roupa masculino, a peça, que tem o poder de aquecer o pescoço e os ombros, não é utilizada meramente por sua função estética.
Disponível em vários tamanhos e cores, os cachecóis imprimem elegância e sofisticação na hora de compor o visual. Diferente de outros tempos, hoje em dia o item cai bem para ocasiões diversas, tanto para a noite quanto para o dia, permitindo looks elegantes, finos, despojados ou mais modernos e descontraídos.
Como o frio por estas bandas costuma chegar um pouco antes do inverno, o Guia da Semana foi pesquisar cachecóis masculinos para a estação que se aproxima. Confira!
Foto: Divulgação/TNG
Discreta, a peça da TNG permite combinações variadas
Os principais aspectos que diferenciam os cachecóis para homens dos femininos talvez sejam a sobriedade e a discrição dos modelos. As peças voltadas para o público masculino costumam ser mais finas, sem volume extra e, na maioria das vezes, em cores mais escuras ou neutras.
Para os dias de trabalho ou passeios casuais, os cachecóis mais indicados são os de algodão ou de lã pesada. É sempre importante pensar no resultado estético que se deseja atingir de acordo com a ocasião para a qual o visual é composto. Quando se busca um estilo mais sofisticado, os cachecóis de lã fina são os mais indicados, isso porque eles costumam ter uma aparência mais nobre.
Aos que têm um visual mais básico, a dica são os cachecóis mais curtos e de tonalidade mais escura ou da mesma cor do casaco ou da camisa. Já os mais modernos podem investir em peças com o comprimento maior, com alguns detalhes nas pontas, listrados, com cores mais chamativas e até mesmo os bicolores.
Algumas dicas de combinações possíveis são cahecol com calça jeans ou xadrez, casaco, jaqueta de couro, blazer ou mesmo camiseta. Para looks mais sérios, as peças vão bem com ternos, coletes e cardigans.
Nunca é demais lembrar que tais dicas não são uma regra podem ser combinados com diversas roupas e visuais. Mas é fundamental que as peças estejam em consonância com o estilo pessoal de cada um.
Foto: Divulgação/V.Rom
O cachecol bicolor da V. Rom é ideal para estilos despojados
Uma dúvida frequente entre muitos homens diz respeito à forma como a peça deve ser utilizada. Por mais complexo que possa parecer, os modos de se usar um cachecol são simples, bem mais do que dar um nó na gravata, por exemplo. A maneira mais fácil é apenas jogar a peça levemente sobre a nuca, deixando as pontas caídas para frente em diferentes comprimentos.
Outra é colocando as pontas da peça para trás, envolta no pescoço, cruzar as duas e retornar com as pontas para frente. Para um visual mais despojado, pode se fazer o mesmo, mas deixando uma das pontas para trás. Também é possível utilizar o cachecol de uma forma que faz lembrar uma gravata, para tanto, a peça deve ser dobradas ao meio, enrolada no pescoço e as duas pontas devem passar por dentro da abertura deixada pela dobra. Além disso, o assessório pode ficar por dentro do casaco, o que lhe confere um aspecto bem diferente. Independente da maneira escolhida, é importante deixar o item solto, evitando apertá-lo muito no pescoço.
Seja qual for o visual, o cachecol é um assessório que, além de proteger do frio, imprime estilo e garante sofisticação e charme aos homens que o vestem. Procure o modelo que mais combina com você e bom inverno!