Vivemos uma época de grandes mudanças. A complexidade da situação atual desafia as pessoas, as comunidades e as organizações a enfrentar transformações e a lidar com permanentes mudanças internas e externas. Isso multiplicou a incerteza e o impacto, às vezes violento, em todos os aspectos da vida das pessoas, especialmente na relação do indivíduo com o próprio trabalho e com o futuro profissional.
Às vezes, perdemos a percepção do significado do que estamos fazendo e esquecemos que, enquanto estamos trabalhando, também estamos vivendo, e que o trabalho representa uma parte muito importante da nossa vida.
As turbulências são tantas que ajustes de direção são contínuos, e é necessária uma maior responsabilidade individual em relação à consciência de si mesmo, daquilo que acontece ao redor e daquilo que nós queremos, e a prática da meditação pode ser um caminho para isso.
Mesmo que o mar esteja em tempestade, o comandante do navio decide o porto de chegada e define a rota. Em essência, é nisso que ajuda a meditação; entre outras coisas, a estar mais centrado nos momentos de turbulência, a assumir o comando do próprio navio, e a entrar em contato consigo mesmo, para fazer as escolhas com mais clareza e precisão.
O nosso cérebro não é estático. As células cerebrais, os neurônios, são constantemente remodelados e reorganizados pelos nossos pensamentos, experiências, fatores ambientais e comportamentais. A plasticidade do cérebro já é confirmada por inúmeras pesquisas, assim como os efeitos benéficos da meditação, que incluem o melhoramento das habilidades cerebrais, a capacidade de concentração, a memória e o estado geral de bem-estar psico-físico.
Nesse sentido, a prática da meditação, independentemente da técnica escolhida, influencia todo o nosso ser, acalma a mente dos "ruídos" indesejados e inúteis, para se tornar mais clara, criativa e tranquila. Modifica positivamente a maneira como o sistema nervoso reage às pressões, permitindo a pessoa enfrentar os desafios mais complexos com sucesso e satisfação, sem prejudicar a saúde e o bem-estar. Permite aumentar a resistência ao estresse, a clareza mental, a capacidade de tomar decisões, diminui a ansiedade e, consequentemente, melhora o desempenho profissional e os relacionamentos interpessoais.
O ponto em comum nas diferentes técnicas de meditação é a atenção direcionada, por meio da qual treinamos a nossa mente a se focalizar, se acalmar, retornar para dentro de si, expandindo a percepção de si mesmo.
O importante é escolher uma prática e começar a se familiarizar com ela. Isso cria um hábito e uma disciplina, para sentir os efeitos duradouros e fortalecer o estado mental que a prática desenvolve na pessoa.
Mesmo que a essência da meditação seja se concentrar no que ela é e não no que deveria ser, ou nos benefícios que pode trazer, acredito que o objetivo da prática seja encontrar a nossa natureza mais profunda e verdadeira, e trazer esta consciência para a nossa vida, de maneira que as circunstâncias e os fatos da nossa vida pessoal e profissional sejam modificados por uma nova perspectiva de ver e sentir a existência.
Leia as colunas anteriores de Eduardo Shinyashiki
Planejamento consciente
Momentos de transformação
A geração Z
O que faz: Palestrante, consultor, escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança e preparação de equipes.
Pecado gastronômico: Filé à parmegiana.
Melhor lugar do mundo: Brasil, minha casa .
O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Gosto muito de música em geral, em especial de MPB.
Fale com ele: contato@edushin.com.br.