Foto: Getty Images |
O Campeonato Brasileiro retorna com muitas novidades. Várias equipes se preparam bem durante o recesso da Copa e prometem dar trabalho. O atual campeão, Flamengo, dificilmente manterá o caneco em 2010, pois atravessa problemas extracampos e perdeu importantes jogadores como Adriano e Vagner Love, isso sem falar do goleiro e capitão Bruno, que aguarda uma posição da justiça brasileira para saber seu futuro.
O rival Fluminense, de Muricy Ramalho, pode chegar, mas Botafogo e Vasco devem no máximo se manter entre os dez mais.
Em São Paulo, o tricolor que foca na Libertadores da América contra o Internacional, em 28 de julho e 4 de agosto, torce para chegar logo setembro, pois até 31 de agosto, o clube corre riscos de perder jogadores, assim como o Santos, que luta para manter Wesley, Paulo Henrique Ganso e Neymar, pois Robinho já está de malas prontas.
Já o Corinthians espera manter a ponta até o término do torneio, pois neste ano de Centenário, apenas as decepções deram a cara, e mesmo que garanta a Libertadores no ano que vem, a torcida não perdoará passar em branco. Isso sem falar que jogadores como Chicão, Elias, Jucilei e Dentinho podem sair.
Por fim, o Palmeiras trouxe o técnico Luis Felipe Scolari, uma nova comissão técnica e o atacante Kléber para fazer bonito.Valdivia virou sonho de consumo.
No restante do país, equipes como Cruzeiro, Internacional, Atlético-MG, Avaí, Grêmio, entre outros se reforçaram para conquistar o tão sonhado torneio nacional. Destes, na era dos pontos corridos, apenas a Raposa conseguiu a proeza e agora confia em Cuca e nas contratações realizadas para conquistar o bicampeonato.
No segundo semestre também há a Copa Sul-americana. Torneio este que garante o campeão na Libertadores do ano que vem, terá a participação de Grêmio, Atlético-MG, Goiás, Grêmio Prudente, Avaí, Palmeiras, Vitória e Santos. Estes dois últimos terão outra oportunidade de garantir vaga na Libertadores, afinal, são os finalistas da Copa do Brasil. Os jogos acontece em 28 de julho e 4 de agosto.
Vamos aguardar para ver quem leva a melhor em cada competição no péssimo calendário do nosso futebol. E lembre-se: depois de 31de agosto é um outro campeonato, afinal as equipes estarão com os novos reforços e provavelmente sem algumas peças.
Leias as colunas anteriores de Rodrigo Curty:
Luta acirrada no Brasil
O maior desejo das massas
O que faz: Jornalista e Radialista.
Pecado gastronômico: Coxinha de camarão do Bar Rebouças no Rio.
Melhor lugar do Brasil: Sem hipocrisia, mas difícil escolher apenas um.
Fale com ele: rodrigovcurty@yahoo.com.br ou acesse seu blog