Compras
Por Redação Guia da Semana

A beleza da pele...

...promovida pelos nutrientes em equilíbrio.


Em sua composição, a pele apresenta água, proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais e vitaminas. E a verdade é que cada um destes elementos possui propriedades particulares para o bom funcionamento do organismo.

A água, por exemplo, tem papel importante na hidratação, firmeza, trocas metabólicas e maciez. É encontrada dentro e fora das células e no sangue, sendo um dos componentes mais importantes presentes no suor. Manter os níveis ideais de água na pele depende de uma boa ingestão de líquidos, assim como do uso de bons hidratantes, que colaboram com a redução da perda da mesma para o meio ambiente.

Proteínas são, depois da água, os componentes mais importantes da pele. A queratina (que compõe a camada superficial), o pigmento conhecido como melanina, as fibras colágenas (que promovem firmeza e boa qualidade ao tecido dérmico) e as fibras elásticas (que permitem a distensibilidade) são proteínas. Há ainda as que ajudam na hidratação da derme (imunoglobulinas), formando as membranas celulares. São normalmente adquiridas com uma boa alimentação, rica em carnes, leite, ovos e grãos. Em menores proporções, beneficiam a pele quando incorporadas em cremes.

Já os lipídeos formam as membranas celulares e são matéria-prima do sebo, que na superfície da pele, colabora com a hidratação, imunidade, cicatrização e equilíbrio cutâneo. São lipídeos também as ceramidas, que ajudam na maciez e permeabilidade parcial da pele, além de reduzir a sensibilidade a agentes lesivos. Normalmente encontramos esses óleos incorporados em azeites, peixes, castanhas e grãos. Cremes de regeneração cutânea, preventivos do envelhecimento e hidratantes, também costumam ser boas fontes de lipídeos para a pele.

Carboidratos estão presentes na epiderme, colaborando com a boa qualidade da cútis. Agem como um adesivo para as células, sendo excelentes fontes de energia. Nesse caso, todas as células costumam necessitar de energia de acordo com suas atividades. As melhores fontes de carboidratos são frutas, vegetais, grãos e pães integrais. O mel também é excelente.

Vitaminas e minerais, por sua vez, fazem parte de um conjunto de estruturas da pele, atuando nas reações químicas que ocorrem nela, permitindo um excelente metabolismo. Soma-se a isto o fato de que vitaminas e minerais reduzem os radicais livres, retardando o envelhecimento e reduzindo casos de inflamação. Os já citados alimentos protéicos, como vegetais, frutas e grãos, são os mais indicados para ingeri-los.

Conhecendo estas informações, fica evidente que uma boa alimentação e o consumo de nutrientes de maneira equilibrada, colabora com o bom funcionamento da pele, o que reflete em sua própria beleza e saúde.

Quem é o colunista: Dr. Ademir Jr.

O que faz: Médico dermatologista especialista em tricologia, autor do "É outono para meus cabelos - Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar".

Pecado gastronômico: Churrasco.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Como falar com ele: Acesse seu site ou pelos números (11) 3864-3967 e (11) 9495-4159

Atualizado em 6 Set 2011.