Lá, no canal nove, hoje ocupado pela rede de TV que mais encolhe cresce no Brasil, existia a Rede Manchete, um canal carioca fundado em 1983 que cobria com maestria o Carnaval do Rio, bem como tinha novelas, desenhos e séries japonesas que marcaram nossos corações.
+ Séries e programas de TV que marcaram os anos 90
+ Clássicos do Poperô que marcaram as pistas de dança dos anos 90
+ Relembre os brinquedos dos anos 80/90 que marcaram época
Infelizmente, uma crise porreta levou o canal a baixar as suas portas, mas o legado deixado pela emissora deixa saudade. Relembre:
Cavaleiros do Zodíaco
As manhãs da criançada dos anos 90 eram bem incríveis. Praticamente todos os canais tinham uma programação especial para os baixinhos, mas o canal nove era, sem dúvidas, o favorito. Claro, isso após o lançamento de Cavaleiros do Zodíaco, um típico dramalhão. Com suas armaduras de bronze, Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki subiam o morro na Grécia se envolvendo com várias tretas e entretendo a molecada com muita porradaria.
Outras séries e animes
Ok, CDZ foi um sucesso absoluto, mas o que bombou mesmo e abriu todas as portas para outras produções foi a grande gama de desenhos e séries que rolavam no canal. Jaspion, Changeman, Jiraya, Jiban, Winspector, Yu-Yu-Hakusho, Sailor Moon e Super Campeões eram apenas alguns deles.
Novelas e peitinhos
O maior sucesso da Rede Manchete em novelas foi na primeira exibição de Pantanal, em 1990. Com seus peitinhos à mostra e a sensualidade brasileira à flor da pele, a novela conseguiu, por muitas vezes, ficar em primeiro lugar na famigerada disputa pela audiência. Em 1996, Xica da Silva trouxe aos jovens os belos e joviais peitinhos da Adriane Galisteu. Isso é que é programação!
Clube da Criança
Xuxa
De segunda a sexta, das 17h às 19h, na Rede Manchete, ia ao ar o Clube da Criança, um programa focado no público infantil e que era comandado por ninguém menos do que Xuxa Meneghel. A loira causou polêmica por ter posado muitas vezes para revistas masculinas, mas a molecada gostava dela e ela da molecada, né, Claudia?
Angélica
Em 1986, Xuxa partiu dessa pra melhor. Foi trampar na Rede Globo, onde se transformou em uma máquina de carisma e dinheiro. Era então a hora de convocar outra gata para entreter a criançada. Entretanto, a gata era tão criança quanto seus espectadores, mas com apenas 14 anos, conseguiu se manter firme enquanto esteve no ar, de 1988 até 1993, quando foi para o SBT.
Um telejornal de três horas
Sim, três horas de notícias sem parar. Mas pera lá, na real eram três programas de uma hora cada. Panorama Manchete era o primeiro, com notícias culturais, na sequência o Manchete Esportiva e, por fim, o Jornal da Manchete 1ª Edição. A 2ª edição ia ao ar no fim da noite.
Final irônico
Após muitas crises e a morte de Adolpho Bloch, a Rede Manchete teve o seu final anunciado e cumprido no dia 10 de maio de 1999. Auto intitulada de “A Televisão do Ano 2000”, a emissora viu o seu fim chegar sete meses antes da data icônica.