Vocês já ficaram algumas vezes e estão se curtindo. Então, você pensa em dar o próximo passo na relação, mas tem medo de estragar tudo. Será que é a hora de assumir um relacionamento mais sério? Será que o parceiro também quer se comprometer? Será que estão prontos?
+ 10 sinais de que você está namorando a pessoa certa
+ Confira os signos que combinam no sexo e no amor
+ 10 sinais que o cara que você está saindo só quer sexo
Na maioria das relações atuais, chega uma hora em que essa situação acontece e é muito natural termos receios e dúvidas sobre como lidar com isso. Por isso, vamos trazer alguns pontos para você analisar com calma e tomar a melhor decisão.
Um olhar para a sua vida
Antes de mais nada, pergunte a si mesmo se você está disposto a encarar um namoro. Avalie qual é fase que está em sua vida, se vai conseguir ser fiel ao seu parceiro, enfim, se este relacionamento tem um lugar confortável em sua rotina. Seja sincero com você mesmo em primeiro lugar.
Identifique a fase da relação
Se você acha que está pronto para ir mais longe no relacionamento, procure perceber se o seu parceiro também está interessado em estreitar os laços desta relação. Não tem como você saber exatamente o que se passa pela cabeça dele, mas sempre existem algumas pistas para ver se ele quer mais que uma aventura. Telefonemas durante a semana, encontros públicos com direito a mãos dadas, conversas mais profundas e outros gestos deste tipo indicam que a relação está saindo da superficialidade.
Analise as afinidades
É impossível que um casal concorde com tudo e tenha os mesmos gostos, mas alguns aspectos são fundamentais. O estilo musical preferido, o prato predileto ou o esporte que cada um prefere faz certa diferença no dia a dia, mas tudo isso pode ser acordado e se chegar a um meio termo. No entanto, certos valores, como os éticos e morais não podem ser negociados. Se você sente que a pessoa que está em sua mira não compartilha de seus princípios, talvez seja melhor não aprofundar a relação.
Diálogo é importante
Por melhor observador que você seja, nada melhor para conhecer a pessoa do que conversas francas e abertas. Pergunte o que você quer saber, fale sobre suas preocupações em relação a vocês, diga o que sente. Lembre-se sempre de não monopolizar a conversa, deixando espaço para ele também dizer o que sente e perguntar o que tem vontade.
Planos
A sinceridade é o melhor ingrediente para o sucesso em um relacionamento, por isso deixe claro o que você busca na pessoa, na relação e na vida e tente ver se há uma sintonia entre os seus planos. Mas cuidado: procure não levantar especulações e muito menos fazer cobranças. Este é um momento delicado e deve ser encarado com leveza. Faça isso com todo jeitinho nas conversas e acordos.
Porém, se você perceber que o seu parceiro tem desejos e objetivos de vida muito diferentes do seu, talvez não seja o caso de dar um passo adiante para evitar futuras frustrações.
Família e amigos
Um grande passo na história de um relacionamento é o momento de trazer a pessoa para o seu convívio, começando pelos familiares e amigos mais próximos. Se você sente que é a hora de passar para o próximo nível, um bom começo é convidar o parceiro para esses encontros e tentar deixá-lo o mais à vontade possível. Pode até ser que em um primeiro momento ele fique meio sem graça, mas o fato de topar o programa pode significar que ele também quer ir além.