Fim de ano lembra festa em família, TV sintonizada na Missa do Galo, aquele CD de música natalina tocando sem parar... Que tal mudar um pouco o repertório? O Oba Oba mostra aqui uma banda e dois corais que passam longe do espírito natalino, mas que enchem nossos ouvidos de músicas boas.
Para começar, conheçam o Brandt Brauer Frick, formado por três músicos alemães que se juntaram para fazer um projeto “techno acústico”. Ao contrário do que vocês podem imaginar, o trio não usa computadores para fazer música eletrônica. Eles optam por piano, sintetizador e bateria.
Daniel Brandt, Jan Brauer e Paul Frick já foram classificados como nerds estudiosos da música erudita que foram agarrados pelas pistas. "Eu e Brauer conhecemos o Frick pelo MySpace. Ele tinha uma conta pra sua música house e outra para suas composições modernas. Eu fiquei diretamente inspirado pelos sons que ele faz e pensei: 'nós temos que conhecer esse cara'. Então combinamos de nos encontrar, trocamos discos e pensamos: 'vamos fazer uma jam session'", disse Brandt à revista DJ Mag, que afirmou que os garotos têm a habilidade de criar um som moderno por meio de técnicas clássicas.
Na atividade desde 2009, o trio tem como referências os sons feitos por John Cage e Steve Reich. Em novembro, lançaram seu primeiro álbum, intitulado You Make Me Real. Entre os destaques, a música e o clipe de Bop, a que vocês assistem abaixo:
Crianças
Do mundo das baladas para o universo infantil, conheçam dois corais formado por crianças afinadíssimas.
O PS22 Chorus reúne crianças para cantar músicas pop, de bandas como Phoenix, Passion Pit, Velvet Underground e de cantoras como Lady Gaga, Beyoncé e Tori Amos.
PS22 é a sigla para Public School 22, uma escola localizada em Staten Island, Nova York. O coral ganhou a atenção do mundo todo ao disponibilizar no YouTube suas versões para música que a gente adora cantar junto. Abaixo, vejam a apresentação de Lisztomania, do Phoenix.
Na mesma linha de reunir crianças para tocar clássicos do rock e do pop, nos anos 1970 existiu o Langley Schools Music Project, que reunia crianças de uma escola rural no Canadá. No repertório, Beach Boys, Paul McCartney, David Bowie e muitos outros.
Os registros ficaram perdidos até os anos 2000, quando um colecionador de discos encontrou as pérolas e as enviou para Irwin Cushid, DJ da rádio WFMU. Logo as gravações ganharam a internet, emocionando os ouvintes. Abaixo, ouçam a versão para Space Oddity, de David Bowie.