Você já ouviu falar sobre a ora-pro-nóbis? A planta comestível pode te surpreender por possuir inúmeros benefícios para a saúde. Garantindo melhorias substanciais como no funcionamento do intestino, diminuição do colesterol e até mesmo na prevenção da anemia.
Por ser uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), pode ser difícil encontrar a ora-pro-nóbis em quaisquer feiras ou mercados. Assim, uma opção viável que os adeptos da alimentação saudável buscam é cultivá-la em suas próprias casas.
Descubra abaixo como plantar-lá de maneira simples, mas com os cuidados necessários para garantir as folhas perfeitas para o consumo.
Ora-pro-nóbis cultivado em vaso, pode?
Mesmo não sendo o mais indicado, a ora-pro-nóbis pode ser plantada dentro de apartamentos, desde que os vasos sejam bem grandes para condicionar a planta e que esta possa crescer saudável.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, também conhecida como Embrapa, é recomendado que o ora-po-nóbis seja cultivado por meio de sementes ou mesmo estacas de ramos semi-lenhosos.
No segundo caso, o ideal é que as estacas possuam de 15 a 20 cm de comprimento para um melhor cultivo. Assim como, a época do ano mais adequada seria no período chuvoso, ou seja, entre os meses de setembro a janeiro respectivamente.
Cuidados com a ora-pro-nóbis
Para que se mantenha com todas as propriedades nutritivas, é preciso ter um cuidado especial com o solo. De acordo com o Estadão, é recomendado que o local seja muito bem adubado com terra preta, esterco, húmus e até mesmo adubos orgânicos.
As regas também têm a sua importância, por isso duas vezes por semana é o suficiente, já que a ora-pro-nóbis é uma espécie de cactos.
Assim que as folhas ultrapassarem os 10 cm elas podem ser colhidas. Caso prefira fazer a colheita das hastes, procure esperar que elas atinjam um tamanho de 90 a 120 cm. E para seu armazenamento o melhor seria colocar a ora-pro-nóbis em embalagens plásticas a 10º C.