Comportamento
Por Redação Guia da Semana

Como lidar com namorado(a) ciumento(a)?

Saiba lidar com as inseguranças que geram ciúmes num relacionamento.

Como lidar com namorado ciumento? (Reprodução)

Quando estamos muito envolvidos em um relacionamento, é mais do que normal sentir ciúmes do(a) parceiro(a). Afinal, quando estamos apaixonados, a gente quer aquele alguém só para nós mesmos, para ninguém jamais tomar o nosso lugar.

+ Por que ter uma vida social com os amigos é saudável para você e para o seu namoro
+ 18 coisas que só casais que estão sempre sem grana vão entender
+ 15 provas de que você namora o seu melhor amigo(a)

Porém, ciúme em excesso não faz bem e pode até matar um relacionamento! Se você tem um namorado(a) ciumento(a), é preciso saber lidar com sua insegurança e minimizá-la com o passar do tempo, tornando seu namoro mais saudável. Dá uma olhada nessas dicas de como lidar com o ciúmes do seu namorado(a) para te ajudar:

1. Tenha paciência

O primeiro passo para lidar com um namorado(a) ciumento(a) é ter paciência e tentar entender o lado do parceiro(a). Provavelmente esse ciúme vem de uma insegurança interna que precisa ser tratada. Não quer dizer que a intenção dele seja te fazer infeliz, cortar suas "asinhas" ou desconfiar constantemente de você.

Continua depois da publicidade

2. Alimente a confiança dele(a)

Se seu namorado(a) tem ciúmes, sem você nunca ter dado motivo a ele(a), provavelmente ele está se sentindo inseguro sobre algo no relacionamento de vocês. Para diminuir essa insegurança, demonstrações de carinho e afeto funcionam muito bem! Mostrar como ele(a) é especial - e insubstituível - nutre o amor e o ciúmes vai ficando de lado...

3. Apresente-o(a) aos seus amigos

Se a insegurança do seu namorado(a) vem da sua amizade com terceiros que ele(a) não conhece, que tal incluí-lo nesse círculo de amizades? Não quer dizer que você só vai sair se estiver com ele(a), mas conhecer seus amigos pode acabar com um ciúmes que não tinha motivo.

4. Não deixe de impor limites

Como foi dito no tópico anterior, "não quer dizer que você só vai sair se estiver com ele(a)"! Seu parceiro(a) precisa entender que cada um precisa ter seu espaço, sua vida social, seus amigos e seu tempo com os amigos. Vocês não nasceram grudados! Não abra mão do que você gosta de fazer por causa dele(a). Vocês precisam entrar num acordo que não tire a liberdade de cada um. Se um relacionamento não tem isso, dificilmente vai conseguir se sustentar por muito tempo.

5. Incentive-o(a) a sair sem você

Para ele(a) entender porque é tão importante para cada um ter seu espaço, nada melhor do que ver com seus próprios olhos! É fácil achar ruim quando seu namorado(a) sai com os amigos quando você fica em casa sem fazer nada. Incentive-o(a) a sair mais com os amigos - isso vai mostrá-lo(a) que não tem nada de errado nisso.

6. Controle seu próprio ciúmes!

É claro que, se os dois são ciumentos, essa mudança de hábito tem que partir dos dois. Afinal, um ciumento alimenta o outro, uma insegurança alimenta a outra e esse círculo vicioso não tem fim! Confie nele(a) e espere receber essa confiança de volta, afinal, amar é confiar - e será sempre assim.

7. Não minta, nunca

Por mais que seja uma verdade que vai gerar uma discussão entre vocês, não minta para seu namorado(a). Nem se for aquela mentirinha boba. Mentiras (até as mais leves) dão ao ciumento(a) o motivo que ele precisava - e o resultado disso não é bom. Mantenha um diálogo sincero e honesto com seu parceiro(a) e, assim, alimente a confiança no relacionamento de vocês!

Atualizado em 7 Mar 2019.