Comportamento
Por Ricardo Archilha

Cansado do Facebook? Conheça as redes antissociais

Na contramão da era digital, sites apostas em redes nada sociais; confira!.

Descnecte-se, chinge e odeie: conheça as redes antissociais (Reprodução )

Apesar de onipresente nas nossas vidas, quem nunca se cansou das redes sociais? Aquelas selfies desnecessárias, aqueles posts vergonha alheia, a publicidade mil, as discussões entediantes... Mas como o mundo é cheio de gênios da criatividade e tecnologia, contamos, agora, com as redes antissociais.

+ Como fugir do boy grudento nas redes sociais
+ 10 tipos de pessoas para você bloquear no Facebook
+ Dicas para viver sem internet na era digital

Ao invés de te conectar, elas te desconectam, permitem mensagens de ódio ou até incentivam o suicídio digital. Ideia louca? Pode ser. De qualquer forma, o ObaOba testou 5 delas e te conta como elas funcionam. E aí, preparado para largar o Instagram?

Hatebook

http://www.hatebook.org/

Hater de plantão, essa é a sua rede social! O objetivo do site é te (des)conectar de todas as coisas que você odeia. É claro que disseminar o seu ódio é também muito bem-vindo. Lá, você pode: publicar mentiras de alguém ou contar os seus segredos, ficar sabendo das últimas fofocas dos seus inimigos e juntar-se a uma comunidade para evitar tudo aquilo que você acha chato. No esquema do Facebook, você cria o seu profile, só que ao invés de amigos, a sua lista de relacionamento é composta por inimigos. Haja hater!

Continua depois da publicidade

Twatter

http://twatter.com/

O Twatter é muito parecido com a rede dos 140 caracteres, a única diferença é que os posts são única e exclusivamente voltados para mensagens haters. Na página inicial, a pergunta: what the fuck are you doing?

Avoidr

http://www.avoidr.org/

Sabe o famoso Foursquare, no qual você divide com os amiguinhos onde você está? O Avoidr é mais ou menos assim, só que lá você descobre onde os recalcados estão para manter o máximo de distância das inimigas. O slogan do site é genial: Mantenha os seus amigos próximos, e os inimigos, no bar na rua debaixo.

Seppukko

http://www.seppukoo.com/

Para começar, um pouco de história: seppukko, no Japão, refere-se ao ritual suicida realizado pelos samurais do século XII. Calma, ninguém vai se matar de verdade! O objetivo aqui é cometer o famigerado suicídio digital. Além de apagar permanentemente o seu Facebook (o que é bem difícil fazer por meios convencionais), o site ainda deixa uma mensagem de adeus e cria uma página em sua homenagem. RIP!

Rather

clique para instalar o aplicativo

O Rather não é exatamente uma rede antissocial, já que funciona juntamente com o Facebook e Twitter. Como em uma espécie de filtro, a ideia aqui é substituir coisas que não gostamos, para aquelas que achamos mais agradáveis. É muito simples: você diz para o aplicativo quais coisas te irritam nas redes sociais e, depois, o que gostaria de ver no lugar. Voilá! A partir daí a sua timeline deixa de ser ocupada por aqueles posts chatos e selfies desnecessários e dá lugar às informações que você achar mais necessárias.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 8 Ago 2014.